You are currently viewing GT da AMFRI unido com Conselheiros do Fundeb tratam da Prestação de Contas do PAR

GT da AMFRI unido com Conselheiros do Fundeb tratam da Prestação de Contas do PAR

O Grupo de Trabalho do PAR (Plano de Ações Articuladas) e os Conselheiros do Fundeb da AMFRI se reuniram na manhã desta terça-feira (8) para discutir e orientar sobre a prestação de contas que será realizado via Simec – Sistema de Monitoramento e Informações do Ministério da Educação. A reunião extraordinária aconteceu no auditório da AMFRI e contou com representantes de todos os municípios da região da associação.

O encontro destacou que os conselheiros devem acompanhar o monitoramento da Prestação de Contas do Ciclo 2011/2014 do PAR – Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação em regime de colaboração com os municípios, a partir do Manual de Orientações lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os conselheiros foram orientados pela consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, a fazer as análises dos elementos da prestação de contas que deverá ter parecer dos Conselhos do Fundeb e será realizada via SIMEC. Cada item adquirido pelos municípios por meio de termo de compromisso de cooperação financeira junto ao ministério da educação entre o período de 2011 e 2014 deve ter o parecer do conselho do Fundeb.

O grupo deliberou e que no segundo semestre será necessário fazer uma formação regional voltada aos conselheiros do Fundeb, além da necessidade de manter encontros mensais ou bimestrais. “Nosso objetivo é que a AMFRI possa subsidiar os conselheiros para que eles possam cumprir essa tarefa tão importante que é fazer o papel de controle social junto às contas públicas da educação básica em nossos municípios”, explicou Gilmara.