Na noite de terça-feira (19), foi realizado o I Fórum Regional de Conselheiros de Cultura, na sede da AMFRI, em Itajaí. Com representação de todos os municípios da região e convidados de outras cidades, o debate foi acalorado e enriquecedor. O encontro gerou o contentamento de todos os participantes promovendo o compartilhamento de experiências de sucesso da área.
A solenidade de abertura, contou com falas da presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e presidente da fundação de Porto Belo, Cristiani de Jesus, da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc e secretária de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, Francisco Luiz da Silva Cardoso (Chico Preto), representando o município anfitrião.
Em seguida os participantes assistiram a duas palestras com importantes representantes da área em Santa Catarina. A primeira “Por uma gestão democrática de cultura: o papel do Conselheiro” foi ministrada pelo especialista em Prática Social da Arte, Silvestre Ferreira. Já a segundo apresentação foi sobre a experiência exitosa do Conselho Municipal de Cultura de Criciúma, feita pelo Conselheiro Estadual de Cultura, Maxwell Sandeer Flôr.
“Nosso colegiado idealizou este fórum com a perspectiva de unir ainda mais nossa área na região e para nós é um orgulho conseguirmos viabilizar este momento e termos uma expressiva participação dos conselheiros dos nossos municípios”, destacou a presidente do Colegiado da AMFRI, Cristiani de Jesus. O espaço ainda foi utilizado para reforçar que o próximo compromisso da área será o II Fórum Estadual de Cultura que acontece em Chapecó, nos dia 2 e 3 de julho.