You are currently viewing Banco Mundial demonstra interesse no projeto de Mobilidade da Região

Banco Mundial demonstra interesse no projeto de Mobilidade da Região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Prosseguindo com a programação do Banco Mundial em Santa Catarina, os representantes técnicos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD e da International Finance Corporation – IFC (ambas entidades do Banco Mundial), estiveram reunidos com a equipe técnica da AMFRI na manhã desta terça-feira (18). No período da tarde o grupo foi à Florianópolis para reuniões com órgãos estaduais para tratar do apoio do Governo do Estado para a viabilização do projeto de Mobilidade Urbana Regional, desenvolvido no âmbito do InovAmfri, e  também trocar experiências sobre o transporte coletivo intermunicipal.

Na reunião com os técnicos da AMFRI, os representantes do Banco Mundial esclareceram dúvidas e debateram sobre questões técnicas do projeto e suas principais diretrizes para formalizarem a relação com o CIM-AMFRI. O CIM-AMFRI é o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região, conduzido pela AMFRI, que está em fase de ratificação, ou seja, aguardando aprovação nas Câmaras de Vereadores para ser oficialmente criado e iniciar suas atividades.

Algo que chamou muita atenção do Banco Mundial foi à ação dos municípios de forma consorciada. “Nessas cidades que estão muito próximas uma da outra, você tem que planejar as questões de mobilidade conjuntamente já que a decisão de uma influência na outra, então o fato de estarem se organizando em consórcio e tocando esse e outros projetos de uma maneira integrada é extremamente positivo”, pontuou a especialista em transportes urbanos do Banco Mundial baseada na cidade de Washington, nos Estados Unidos, Bianca Bianchi Alves.

Em Florianópolis, o grupo esteve reunido com o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina), com o Deter (Departamento de Transportes e Terminais) e com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans – UFSC). O encontro teve como objetivo discutir sobre o apoio do Estado ao Projeto. Em seguida os técnicos do Banco Mundial e AMFRI visitaram a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para conhecer as experiências da Superintendência com o projeto da região metropolitana de Florianópolis, que está sob sua gestão.

Balanço das atividades: A visita foi a primeira avaliação oficial da região, cujo projeto fora submetido em junho, com o intuito de identificar quais são as possibilidades de apoio do Banco ao projeto. “Estivemos analisando uma série de fatores, como questões econômicas, socioambientais, o desenvolvimento da região e como está sendo ofertado hoje os serviços da área, para de fato levarmos o projeto adiante em parceria com a AMFRI e seus municípios”, explicou o Consultor do IFC, Tomas Anker.

O Banco Mundial demonstrou um interesse grande por se tratar de um case especifico inédito no Brasil, sendo a AMFRI a primeira região não metropolitana a oferecer um projeto administrado por meio de um Consórcio entre municípios, que prevê diversos modais de transporte e privilegia a sustentabilidade e o desenvolvimento social. “Esses dois dias foram fundamentais para reforçar a importância do projeto para a região. Os técnicos do BIRD e IFC estão impressionados com nossa proposta que é sólida, viável e inovadora”, completou a consultora da AMFRI, Erica Requi.