Representantes dos municípios da AMFRI e de todo o Vale do Itajaí, estiveram em Blumenau nesta segunda-feira (8) para uma roda de conversa sobre o financiamento da política de saúde. O evento realizado na sede da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM.
O objetivo da conversa foi esclarecer aos participantes as mudanças da operacionalização e uso dos recursos financeiros da saúde a partir de: Vigências da Emenda Constitucional 86/2015; Portaria 3.992/2017 – que dispõe sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais; da Portaria 799/2017 e Portaria 565/2018 – que regulamentam a aplicação das emendas parlamentares; Portaria 748/ 2018 – dos recursos da Saúde referentes ao Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).
Além de participarem representantes dos municípios da AMFRI, estiveram presentes representando a própria associação, o contador Jean Carlos Coelho, o assessor em projetos e convênios, Roberto Albertino de Souza, e a gerente de Saúde do CIS-AMFRI (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí) Jacqueline Mirtes Alves da Silva.
A palestrante foi Carla Estefânia Albert, doutora em Psicologia Social (PPGP/PUCRS), mestre em Economia do Desenvolvimento (PPGE/PUCRS) e administradora. Carla integra desde 2015 a equipe da área da Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), dentre outras experiências profissionais.