O Grupo de trabalho que trata sobre os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) das cidades da AMFRI esteve reunido na última quarta-feira, dia 10 de outubro. Na sede da associação os representantes municipais definiram que irão elaborar um ofício via AMFRI para solicitação de prorrogação de prazo para elaboração dos Planos, que verificarão possibilidades de parcerias e realizações de eventos, entre outras ações importantes da área.
A reunião iniciou com a apresentação dos membros do grupo de trabalho, bem como um breve relato da situação dos Planos em cada município. “Constatamos que a maiorias dos municípios estão com o PMMA em fase inicial de elaboração, no qual encontramos como principais dificuldades, o tempo despendido para realização, a equipe técnica reduzida e dúvidas na elaboração que surgem com o desenvolvimento do mesmo”, explica o engenheiro ambiental da AMFRI, Leandro Freitas.
Todos destacaram a importância do GT, visto que o Grupo possibilita a troca de experiências e ideias entre os técnicos dos municípios envolvidos com o Plano, permitindo realizar um debate mais aguçado nos temas envolvidos. Além de oportunizar aos municípios na elaboração de projetos, programas e ações em conjunto e a busca de soluções consorciadas.
Os municípios se comprometeram em encaminhar a AMFRI até a próxima sexta-feira o histórico de elaboração do PMMA, para agregar um ofício que elaboraram via associação no intuito de solicitar uma prorrogação de prazo para elaboração dos PMMA’s. Decidiram que irão contatar a AMVALI a fim de obter maiores informações a cerca da construção do PMMA nos municípios do Vale do Itapocu que compõem esta associação.
Também irão buscar realizar parcerias com instituições de ensino da região, para avaliar a inclusão das mesmas na construção do PMMA de cada município. Tentarão promover um workshop via AMFRI, ministrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com a apresentação dos cases exitosas da área dos municípios de Itapoá e Jaraguá do Sul. E ainda serão verificadas possibilidades de capacitações voltadas ao sistema GEOSEUC e alternativas de uso do mesmo para o PMMA.