Durante as primeiras semanas de outubro, representantes dos municípios da AMFRI e técnicos da associação, estiveram participando dos treinamentos do Ciclo do Orçamento Geral da União. As capacitações aconteceram nas Associações de Municípios de Santa Catarina, com a promoção da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) e Caixa Econômica Federal.
Conforme conta o assessor de convênios da AMFRI, Roberto de Souza, o objetivo foi esclarecer dúvidas de todo o trâmite dos contratos de repasse, especialmente sobre a elaboração e execução de obras públicas que são realizadas com recursos financeiros do governo federal. Também foi tratado sobre as mudanças no programa SICONV, com a necessidade de inclusão dos dados e planilhas dos projetos de engenharia no sistema de captação e gerenciamento de recursos federais.
“Com a nova IN n° 02/2018, temos novas regras para cadastramento e elaboração do orçamento das obras. A aproximação do setor de engenharia com o GMC é evidenciada para a agilidade do processo, e treinamentos como esses são essenciais para a preparação dos profissionais”, destacou o engenheiro civil da AMFRI, Rubens Adriano Kinaipp.
A programação voltada para engenheiros, arquitetos e GMCs – Gestores Municipais de Convênios de vários municípios incluindo os da região da Foz do Rio Itajaí, começou no dia 1º e 2 de outubro, na AMUNESC, em Joinville, seguido pelos dias 2 e 4, na GRANFPOLIS, em Florianópolis, e nos dias 9 e 10, na AMAVI, em Rio do Sul. Os docentes foram os técnicos das GIGOV – Gerencias de Governo e REGOV – Representação de Governo da Caixa Econômica Federal.