O Seminário “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência” foi realizado nesta quinta-feira (22), integrando as atividades da Semana Consciência de Proteção e reunindo cerca de 400 participantes de 16 cidades do Estado, no Centreventos de Itajaí. O evento gratuito foi promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, municípios da região, AMFRI e EGEM, com o objetivo de relembrar o desastre natural de 2008 que completou uma década.
Além de relembrar a passagem dos 10 anos, onde 135 pessoas perderam a vida, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate acerca do tema Proteção e Defesa Civil na perspectiva da redução de risco de desastres, possibilitar a integração da região da AMFRI com seus municípios limites e fortalecer o colegiado de Defesa Civil e o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) regional.
A abertura foi realizada pelo presidente da AMFRI e prefeito de Camboriú, Dr. Élcio Kuhnen, o secretário nacional de defesa civil, Coronel Renato Newton, o secretário estadual coronel bombeiro João Batista Cordeiro Júnior, o deputado estadual Milton Hobus e a diretora geral da UDESC Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso. “Após 10 anos, continuamos estudando e avaliando o que aconteceu naquele desastre. Deste momento difícil podemos constatar que os órgãos estaduais e locais evoluíram e se capacitaram muito”, afirmou o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, que apresentou sobre os 10 anos do evento no Morro do Baú.
As fortes chuvas que caíram sobre o estado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2008 causaram enchentes e deslizamentos que deixaram 135 mortos, cerca de 60 municípios afetados e mais de 1,5 milhões de pessoas atingidas nas regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. “Para nós, agentes da Defesa Civil, quando se perde uma vida é como se perdesse uma parte da gente, pois a nossa missão é lutar para resgatar e salvar vidas”, definiu o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.
Foram realizadas no auditório do Centreventos as palestras do promotor da ONU (Campanha Cidades Resilientes), Sidnei Furtado, e da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Dutra Freire. Também houve a premiação aos ganhadores do concurso de desenho: “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”. Participaram da iniciativa 24 escolas de 12 municípios, o 1º Lugar foi do aluno Rian Augusto P. da Cunha, da Escola José Potter de Itajaí, o 2º para Maria Victória Gielow, da Escola Tenente Anselmo José Hess de Luiz Alves e o 3º Lugar para a aluna Emily Pontaldi, da Escola Alberto Schimitt, de Ilhota.
Houve a assinatura de um termo de cooperação entre UNIVALI, UDESC, IFC e IFSC com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, no intuito das instituições formarem uma Rede de Pesquisa e Estudo sobre Risco e Desastre na Foz do rio Itajaí – REDEfri para dar apoio ao CIGERD da região. Também com a participação de representantes das instituições de ensino foi realizada uma mesa redonda para debater o papel destas entidades na área.
Paralelo ao seminário, mais de 24 agências, como bombeiros voluntários, exército, Samu, entre outras que atuam na resposta a desastres, e também das universidades e instituições de ensino que produzem conhecimento da área, estiveram expondo equipamentos de resgate, atendendo e esclarecendo dúvidas dos participantes.
“Eventos como este são de extrema importância para fomentarmos políticas públicas quanto aos riscos e desastres em cooperação com todos os municípios, para darmos mais segurança e proteção a nossa comunidade”, finaliza o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias. Ao término do evento um ato ecumênico em homenagem as vítimas foi celebrado e todos comemoram o sucesso do evento com o lançamento de uma música em homenagem a Defesa Civil.