Representantes do Banco Mundial estiveram realizando mais uma visita técnica a AMFRI para tratar sobre o Sistema de Transporte Coletivo da Região. A manhã desta terça-feira (12) foi dedicada a debater sobre os aspectos técnicos para a construção do Termo de Cooperação entre o CIM-AMFRI (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário) e o Banco Mundial. Já no período da tarde o grupo esteve em Florianópolis para reuniões com BRDE e Governo do Estado.
Cinco técnicos representaram o Banco Mundial e a International Finance Corporation (IFC), sendo estes, Juan Gaviria (Banco Mundial Washington), Bianca Bianchi Alves (Banco Mundial Washington), Gregoire Gauthier (Banco Mundial Brasília), Fernando Camacho (IFC Rio de Janeiro), Otávio Fernandes (IFC Rio de Janeiro). As reuniões desta terça-feira foram um desdobramento da visita realizada pela equipe da AMFRI ao banco mundial no dia 30/1 em Brasília, onde foi protocolada uma carta de intenção solicitando o apoio de cooperação técnica do banco para estruturar o modelo de negócio do STCR – Sistema de Transporte Coletivo da Região da AMFRI.
Os técnicos vieram em busca de mais algumas informações e apresentar uma pré-proposta de apoio do Banco ao nosso projeto. Na parte da manhã, a reunião técnica na sede da AMFRI, contou com a presença também do responsável técnico pelo projeto do Sistema de Transporte, Edésio Elias Lopes, o presidente do conselho consultivo InovAmfri, Paulo Bornhausen e o presidente da AMFRI e Prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira.
“Nós fizemos algumas apresentações sobre a constituição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI) que será a entidade que irá gerir o STCR e também fizemos uma apresentação detalhada do projeto de engenharia para esclarecer dúvidas que os técnicos ainda tinham”, explicou o diretor executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova. Sanado os questionamentos, o Banco Munidial apresentou então uma proposta de submissão do projeto da AMFRI ao GIF – Global Infrastructure Facility, que é uma plataforma de apoio a projetos mundiais, principalmente nos eixos de energia, saneamento e mobilidade urbana. Assim ficou definido como próximos passos, assinar e encaminhar oficialmente essa solicitação ao GIF.
Texto e Fotos: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Assessora em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746