A primeira reunião de 2019 do Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da AMFRI foi realizada na tarde desta terça-feira (26), na sede do Coredec Itajaí. O grupo debateu e definiu quais ações serão suas prioridades ao longo do próximo ano. Entre as atividades estarão o mapeamento de risco, a confecção dos Planos de Contigência e capacitações para aperfeiçoamento técnico.
Como metas para o ano de 2019 o Colegiado pretende realizar um mapeamento de risco a deslizamento, e outro mapeamento de risco hidrológico que incluem alagamentos e inundações. Também irá focar na confecção dos planos de contingência (PLAMCON) de cada município, e para que isso aconteça o grupo está elaborando uma nova proposta de renovação do contrato com a consultoria técnica de geologia.
Tratando-se das capacitações, o assessor técnico do colegiado, Leandro Freitas, foi incumbido de elaborar uma agenda anual de capacitações que irão ser realizadas com o apoio do Governo do Estado. “Iremos contatar a Secretaria de Estado de Defesa Civil para viabilizar capacitações para os municípios da nossa região, e os temas que não forem abordados pelo Estado por meio dessa parceria tentaremos desenvolver de forma independente via AMFRI”, explica Leandro, que também engenheiro ambiental da associação.
Em seguida a professora Cleonice Beppler, do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, explanou sobre os projetos que estão em andamento, entre eles o PDC nas escolas, que neste ano contará com seis municípios participando do projeto, ao qual se trata da formação de agentes de proteção e defesa civil nas escolas, constituindo um núcleo escolar do tema. Também tratando sobre a transição de comando da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Itajaí, na metade de março, Eliezer Cardoso passará oficialmente o cargo a Daniel Bazanella Cardoso.
Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Assessora em Comunicação da AMFRI
Fotos: Leandro Freitas (AMFRI)
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746