A Roda de Conversa com o tema “Política Nacional para as Mulheres e a Criação dos Conselhos Municipais” nessa quinta-feira (25), lotou o auditório da AMFRI. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no evento, interagindo com as palestrantes, por meio de perguntas e debate ao longo do dia.
A primeira explanação foi acerca da Política Nacional para as Mulheres, com a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, que pretende retornar à região da AMFRI no mês de agosto. “Voltamos em agosto para realizar algumas metas que ficaram previstas. Em agosto, porque é o mês do “Agosto Lilás”, alusivo a Lei Maria da Penha”, adianta a coordenadora.
Aretusa ainda destaca o resultado final do evento. “Tivemos um dia maravilhoso, muito especial, num momento ímpar para trabalhar a Política da Mulher no Estado. Precisamos avançar e principalmente, precisamos conscientizar todos os municípios de ter o Conselho de Direito da Mulher instituído e fortalecer a rede de atendimento à essas mulheres”, finaliza.
A conselheira do Conselho Estadual da Mulher e vereadora de Porto Belo, Rosaura de Oliveira Rodrigues, palestrou sobre a implantação e importância dos Conselhos Municipais das Mulheres. “Dos 295 municípios catarinenses, apenas 28 têm Conselhos Municipais de Direitos da Mulher. Dos 11 municípios da região da AMFRI, oito municípios já têm o Conselho instituído”, ressaltou Rosaura em sua fala.
A Secretária de Assistência Social do Rio do Sul, Danielle Cristina Zanella e Presidente do Conselho da Mulher de Rio do Sul, Fabiana Linhares, debateram acerca da experiência do município com o Conselho Municipal. Já a Secretária de Assistência Social do município de Ilhota, Rosi Voltolini, falou sobre o tema “A iminência dos perigos as mulheres nas redes sociais”.
Janice Merigo, representante da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a advogada e representante da Coordenadoria Estadual da Mulher, Alliny Burich, explanaram sobre casos de Violências contra a Mulher e as Redes de Atendimento e Proteção.
Celia Fernandes, a Celinha, destacou em sua fala no evento a importância desses momentos e orientou acerca das Conferências da Mulher. “Esse evento foi maravilhoso. Eu observei atentamente os participantes e todos acompanharam tudo com muita atenção, com debate e explanação. Queremos retornar no mês de agosto”, finaliza.
O evento foi uma promoção da Secretaria do Estado da Assistência Social, por meio da Coordenadoria Estadual Da Mulher e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e com apoio da Federação Catarinense De Municípios (FECAM) e da Associação Dos Municípios Da Foz Do Rio Itajaí (AMFRI).
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746