Entre os dias 8 e 10 de maio, aconteceu o IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, na cidade de Garopaba. Nos três dias de trabalho, participaram 22 representantes do Colegiado de Cultura da AMFRI, entre técnicos e gestores da àrea dos municípios da região, debatendo as políticas culturais para Santa Catarina.
O evento contou com cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vereadores, servidores, técnicos e gestores da área que acompanharam as palestras e oficinas do Fórum promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a prefeitura de Garopaba e as Associações de Municípios de Santa Catarina.
Ainda no primeiro dia, foi feita a abordagem do tema dentro das Diretrizes de Políticas Públicas para a Cultura; Economia Criativa & Cidades; Indicadores Culturais de Santa Catarina e Mapa da Cultura, apresentando importantes nomes do meio cultural, como a renomada administradora Ana Carla Fonseca, o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura, Rosivaldo Flausino, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, o diretor da Secretaria Especial de Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa, as deputadas estaduais Paulinha e Luciane Carminatti, entre outros.
No segundo dia, os participantes puderam optar por uma das cinco oficinas de capacitação ofertadas, entre elas: Sistemas de Cultura e seus desafios; Planos Municipais de Livro e Leitura: a biblioteca como núcleo; Economia Criativa; Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos e Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal, ministrada pelo membro do Colegiado de Cultura da AMFRI, Vanderlei Lazzarotti, Diretor Administrativo Financeiro da Superintendência das Fundações de Itajaí.
O objetivo principal da oficina de Vanderlei foi capacitar os gestores para as principais rotinas administrativas e financeiras da cultura no âmbito municipal, desenvolvendo e estimulando a reflexão para uma melhor compreensão sobre os problemas encontrados e relacionados às políticas públicas deste setor, exercitando a gestão.
“Participei de oito fóruns catarinenses dos nove realizados, e esta edição em Garopaba foi especial por ter sido convidado para ministrar uma oficina, principalmente porque na AMFRI o trabalho é integrado no colegiado, com muita troca de informação e experiências. Foram 34 participantes na oficina, cada um com suas dúvidas acerca da ementa, e pudemos juntos buscar respostas para que essas pessoas pudessem voltar para os seus municípios com as direções apropriadas, por isso, realizamos dinâmicas, com muita conversa, vivência e tarefas na prática. O interessante que pude colaborar e orientar para a realidade de cada município e acredito que saíram com algum aprendizado”, frisou Vanderlei, que ainda explica que haverá contato constante com os participantes por meios eletrônicos para encaminhamento de materiais e demais informações sobre o assunto.
O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Venício Montagna, avaliou o Fórum como uma experiência positiva para o Colegiado de Cultura da AMFRI.
“Foi extremamente produtivo, falas de palestrante e oficineiros muito produtivos, inclusive com nossos representantes, como o caso do Vanderlei Lazzarotti, mostrando a força do nosso colegiado”, frisou. Marcos ainda destacou a presença de autoridades importantes e que enriqueceram o fórum, com informações relevantes das políticas culturais a nível estadual e federal.
*Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
*Com Informações da Assessoria de Imprensa da FECAM
Fotos: FECAM
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746