A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI adotou a partir desta quarta-feira (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a utilização de copos retornáveis (Copo Eco) em substituição aos copos plásticos descartáveis. A ação faz parte dos compromissos assumidos pela instituição na Campanha Mares Limpos da Organização das Nações Unidas – ONU Meio Ambiente para combate ao lixo marinho.
O objetivo é buscar uma drástica redução no uso de plásticos descartáveis dentro da sede da AMFRI e conscientizar o público da associação. Em levantamento realizado pelo Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas, verificou-se que com a utilização do Copo Eco será deixado de gerar cerca de 40 mil copos plásticos de lixo por ano.
É importante frisar que para cumprir o objetivo da referida ação, o uso do Copo Eco é exclusivo nas instalações da associação.
Leandro ainda destaca que para fortalecer a ideia, os funcionários receberam de lembrança, no Dia do Trabalhador, uma caneca de aço inox e um squeeze de alumínio, também com intuito de reduzir o consumo de copos plásticos dentro da sede.
A Campanha Mares Limpos demonstrou índices alarmantes da poluição nos oceanos: “Dados apontam que se continuar nesse ritmo de consumo, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos”. Cabe destacar que os 11 municípios da AMFRI também são adeptos da Campanha e estão se mobilizando no combate ao lixo marinho, por meio do Colegiado de Meio Ambiente e Grupo de Trabalho em Gestão de Resíduos Sólidos da AMFRI, estão elaborando os Planos Municipais e Regional de Ações de Combate ao Lixo no Mar, com previsão de lançamento em novembro deste ano.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746