You are currently viewing Estudantes conhecem o projeto “Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar”

Estudantes conhecem o projeto “Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar”

O projeto piloto “Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar” selecionou duas escolas em cada um dos municípios que integram o Consórcio de Turismo e, por meio dos Colegiados de Educação e Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, iniciou atividades junto aos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental. Visando propor a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos e valorização do turismo local e regional, bem como sua importância econômica e social para a região, o projeto está em pleno desenvolvimento na região da Costa Verde & Mar. Estudantes de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí e Itapema, por exemplo, já têm experiências muito impactantes para apresentar. Os demais municípios, ainda em processo de desenvolvimento e consolidação de aprendizagens, apresentarão seus resultados nos próximos dias.

No município de Itapema, 85 estudantes do 5º ano, na faixa etária de 10 a 11 anos, das escolas municipais Bento Eloi Garcia, do bairro Morretes e Vereador Paulo Reis do Sertão do Trombudo, estiveram visitando os principais pontos turísticos do município. Na visita técnica, os estudantes conheceram a praia de Ilhota, a Ponte dos Suspiros, o Canto da Praia, o calçadão do Centro, a Praça da Paz, igrejas, escolas e a orla da Meia Praia.

Para a técnica em turismo, Neli Cristina Lenzi, o projeto irá colaborar para a educação dos estudantes de Itapema. “O turismo educacional é uma ferramenta que possibilita a conscientização do turismo e ainda sensibilizam os estudantes, futuros colaboradores/agentes de turismo, da necessidade de preservar o ciclo de vida do seu produto enquanto município turístico”, salienta.

O projeto piloto, tem a intenção de avaliar a possibilidade de inclusão da temática do Turismo na matriz curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino em todo o território da região da Amfri. “Esse projeto surgiu como uma demanda do Colegiado de Turismo que acionou o Colegiado de Educação e daí nasceu todo esse movimento. Este é um anseio de muitos profissionais do magistério, pois o turismo é muito importante para o conhecimento dos estudantes e para aproximar as propostas de educação da realidade social”, finaliza a chefe dos anos iniciais, Rosimeri Henschel Silva.

Já em Bombinhas, duas turmas de 5º ano do ensino fundamental da EBM Dona Dilma Mafra, conduzidas pela professora Laura Fernanda de Ré Quadros, iniciaram o projeto com atividades desenvolvidas em sala de aula, com informações sobre o turismo em Bombinhas e na região Costa Verde & Mar. Foram abordados os conceitos de turismo, turista e excursionista, regionalização, oferta e demanda. Além disso, os estudantes também receberam os mapas turísticos da cidade e da região.

A temática do turismo está sendo trabalhada como contexto situacional para diversas atividades pedagógicas inter e transdisciplinares, a exemplo da produção de desenhos que simbolizam a pesca da tainha com o uso de formas geométricas. Outras atividades como visitas técnicas em atrativos turísticos, produção de vídeos e cartões postais e intercâmbio entre os municípios deverão ser realizadas nos próximos meses. Na opinião da professora Laura, o projeto é apaixonante e os estudantes estão encantados.

No município de Itajaí, a Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, situada no bairro Baia recebeu as atividades e foi desenvolvida pela Professora Jéssica. Além de apresentar e estudar locais turísticos da região da Costa Verde & Mar, os estudantes, organizados em duplas ou trios, definiram locais que lhes chamaram a atenção em cada um dos 10 municípios, estudaram e construíram maquetes que foram apresentadas aos pais e demais colegas das outras turmas da escola.

Em Balneário Piçarras, os estudantes do 5º ano da Escola de São Brás conheceram o projeto com auxílio da professora Fabíola, bem como os estudantes da Escola Felicidade Pinto Figueredo. Na atividade desenvolvida, conheceram a Trilha Ecológica do Morro do Quininho, com intenção de conhecer um atrativo turístico natural no bairro da escola e entender a importância da sustentabilidade e preservação da natureza para o desenvolvimento turístico.

A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, ainda ressalta a ideia do intercâmbio entre as atividades sugeridas Guia Pedagógico do Projeto Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar.

“A orientação é que as escolas que se interessem em realizar essa atividade entrem em contato com o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do seu município para viabilizar transporte e contatos com o outro município ou, até mesmo, com a outra escola da sua Rede de Ensino, uma vez que cada um dos dez municípios envolvidos, tem duas escolas participando”, finaliza Gilmara.

 

Projeto

O projeto, desenvolvido pelos colegiados de Educação e Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, teve início em 2018, com a formação de um comitê gestor das duas áreas e que reuniu coordenadores pedagógicos, turismólogos e professores no planejamento e estruturação da proposta que hoje está em desenvolvimento.

A intenção do trabalho é oportunizar aos estudantes dos 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, maior conhecimento e valorização do turismo local e regional como um dos impulsionadores da economia e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

Entre os principais aspectos a ser abordados no decorrer do projeto destaca-se a importância de perceber o turismo como ferramenta social de preservação, valorização da história, da cultura e impulsionador da responsabilidade para com o social e ambiental o que requer maior compreensão da temática, valorização e sentimento de pertença às cidades, por toda a comunidade escolar.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI

facebook.com/amfri.org  –  imprensa@amfri.org.br  –  Whats AMFRI (47) 99915-1746