Nesta terça-feira (18), o Colegiado de Proteção e Defesa Civil reuniu-se na sede da AMFRI para a primeira reunião de 2020. Em destaque, o início do Plano de Trabalho em Gestão Municipal de Proteção e Defesa Civil com o consultor e geógrafo da AMFRI, José Luiz de Abreu. O trabalho foi dividido em ciclos de 6 meses, compondo a prestação de serviços continuados de consultoria, assessorias pontuais e protocolo especial de gerenciamento de crises decorrentes de desastres, captação de recursos e monitoramento de pleitos e recursos em execução, diagnóstico e prognóstico do setor nos municípios da região.
Além da pauta destaque, foi discutido o plano de trabalho com a renovação da consultoria técnica em geologia para levantamento de área de riscos e desastres com o geólogo Jânnio Pineda. A continuidade do trabalho será realizado por meio de vistorias técnicas, análises, elaboração e emissão de pareceres e/ou laudos técnico relacionados às áreas de riscos geológico e hidrológico nos municípios pertencentes à AMFRI, acompanhados de suas respectivas Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para o presidente do colegiado, Fabrício Melo, as contratações desses profissionais, fortalecem a associação e fazem com que a região ganhe destaque em todo o Estado. “Nós vamos conseguir avançar não só nos atendimentos de emergência, mas para o mapeamento de um problema macro tanto de cunho geológico e hidrológico. Daremos ainda um salto na questão de planejamento, diagnóstico e levantamento de dados”, diz.
Fabrício ainda destaca as ações do colegiado para 2020, citando a continuidade da parceria do colegiado com o Estado e o fortalecimento e apoio para realização dos Seminários Regionais, Semana de Defesa Civil e o projeto “Defesa Civil na Escola”.
A reunião ainda contou com a presença do Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Daniel Bazanella Cardoso, trazendo informes do Estado e enfatizou sobre os relatórios de mini ocorrências de eventos diversos. Bazanella ressaltou a importância de emitir rapidamente os relatórios com o registro da ocorrência no município, para que a diretoria de gestão de desastre, da Secretaria do Estado de Defesa Civil – SDC possa realizar o planejamento estratégico no atendimento das emergências dos municípios, assim como dar celeridade aos trâmites de todos os processos necessários.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746