A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) promoveu videoconferência com a Secretaria Nacional de Aviação Civil na tarde desta quarta-feira (16), para discutir o edital de concessão para ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos integrantes dos blocos Sul, Central e Norte, que inclui o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, no Município de Navegantes. A reunião contou com a presença, de maneira virtual, do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann e da equipe técnica responsável pela estruturação do edital.
Como encaminhamento, a AMFRI ficou encarregada de elaborar os questionamentos por escrito para a Secretaria Nacional de Aviação Civil e posteriormente, com base nos esclarecimentos, elaborar expediente a ser encaminhando ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em audiência a ser marcada pelo Fórum Parlamentar Catarinense.
Com a palavra, o Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça deixou claro seu posicionamento contrário a continuidade do edital, nas condições postas, ressaltando que a não previsão explícita do compromisso do futuro concessionário com os investimentos necessários para conclusão das desapropriações do sítio aeroportuário e da nova pista de pouso e decolagem, levarão o aeroporto a uma estagnação nos próximos 30 anos.
Foram convidados para participar, além dos representantes dos poderes executivos e legislativo da região, senadores, deputados estaduais e federais, bem como entidades representativas da sociedade civil.
A reunião marcou simbolicamente o retorno de atividades presenciais na sede da associação, seguindo rigorosamente todos os protocolos elaborados pelas portarias municipais e estaduais.
Texto e Fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746