Na manhã desta quinta-feira (25), o Colegiado de Agricultura e Pesca esteve reunido na sede da associação para reunião extraordinária junto ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que atua com o arcanjo. No encontro, foi apresentado aos membros do colegiado a importância da aquisição do Guincho Elétrico de Resgate para a região da AMFRI.
O Comandante da 2ª companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Hugo Manfrin Dalossi, que atua com o arcanjo 03, explicou que atualmente há apenas duas aeronaves asas rotativas em todo o Estado: uma em Florianópolis e outra em Blumenau, que atende também toda a região da AMFRI. Porém, elas não contam com o Guincho Elétrico de Resgate.
“Para afogamentos e arrastamentos na costa, nós improvisamos com cabos conectados na aeronave. Porém, para atendimento mais distantes da costa, devido as embarcações terem mastro e antena, nós não conseguimos aproximar a aeronave para desembarcar a equipe médica que temos a bordo, juntamente com a UTI Móvel, para atendimento de vítimas graves em embarcações”, explica Hugo.
Segundo o comandante, o equipamento vai possibilitar o deslocamento vertical com a equipe médica e a UTI móvel, ainda na embarcação. “Em seguida ainda conseguimos extrair a vítima com o guincho também, para deslocar rapidamente ao hospital de referência e realizar o atendimento completo”, conclui.
Cada equipamento custa aproximadamente US$ 250 mil dólares. “É um valor expressivo, mas diante da importância que vai ter nos atendimentos, vai ser de grande valia para o batalhão de operações aéreas e para toda a sociedade”, conclui Hugo.
Para o presidente do Colegiado de Agricultura e Pesca, Rodrigo Silveira, o equipamento é fundamental para a região da AMFRI. “´Com o guincho nós podemos atender os nossos pescadores, que estão longe da costa, com atendimento com qualidade e agilidade. Além dos pescadores, também podemos atender os banhistas, para que ninguém perca a vida em alto mar”, comenta.
Rodrigo afirma que o próximo passo é encaminhar a proposta para a Deputada Estadual Paulinha, uma vez que o Projeto Inova Pesca, de sua autoria, busca estruturar a política pesqueira do estado de Santa Catarina e pleiteia uma verba de R$ 50 milhões para investimentos na pesca industrial e artesanal. “Com um aporte financeiro através do projeto, podemos ainda dividir o valor do equipamento entre os 11 municípios da AMFRI e desta forma, seja o menor valor possível para cada prefeitura”, finaliza.
Ação regional
O presidente do Colegiado ainda explica que a demanda surgiu após reunião no dia 18 de fevereiro no Gabinete do Prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni. Na ocasião, o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina apresentou a importância da aquisição do equipamento para Itajaí e região.
Segundo Rodrigo, o prefeito Volnei sinalizou positivamente ao projeto e solicitou para que a demanda fosse tratada de forma regional através do Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI.
“A proposta de tratar regionalmente sobre esse importante equipamento, é justamente porque toda nossa região vive da pesca, portanto, todos os nossos pescadores serão beneficiados, caso um dia precisem do resgate em alto mar”, ressalta Rodrigo.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial