O grupo do Plano de Contingência (PLANCON) Regional da AMFRI se reuniu nesta terça-feira (23), de forma virtual, com o Colegiado de Esportes da AMFRI, uma vez que é de interesse dos gestores de esporte da região elaborar um plano de contingencia para as atividades esportivas, coletivas ou não, do âmbito da nossa região.
A consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, destaca a produtividade da reunião e a importância de unir esforços em prol da região. “Apresentamos os aspectos básicos da elaboração do PLANCON da Educação, todas as orientações normativas e todo o processo conceitual também”, frisa.
A Presidente do Colegiado e Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Navegantes, Gabriela Boff, explica que a ideia de elaborar um Plancon do Esporte, surgiu da necessidade de unificar todas as portarias e decretos emitidos pela Secretaria de Estado da Saúde.
“Desta forma, assim que for permitido o retorno das atividades, uma vez que se encontram suspensas neste momento, nós já teremos um plano de ação. A ideia é criar um plano de contingência para os 11 municípios e posteriormente, cada município cria o seu dentro de cada especificidade. Nós agradecemos toda a equipe da educação, que tiraram todas as nossas dúvidas, deram todo passo a passo e foram muito solícitos”, destaca Gabriela, afirmando ainda que todos os gestores estão ansiosos pela retomada do esporte, uma vez que o retorno das atividades respeite os protocolos de saúde, por isso a ideia do Plancon do Esporte.
Como encaminhamento, o grupo do Plancon Regional irá realizar o repasse de todo o processo formativo que a educação recebeu no ano de 2020, além de um cronograma de atividades a ser definido e o grupo ainda realizará acompanhamento contínuo ao esporte, até a finalização do Plancon. “Todas essas deliberações são fundamentais para que eles tenham, dentro das suas modalidades, e características dos municípios, os planos de contingencia”, finaliza Gilmara.
A construção dos planos de contingência do Esporte nos municípios será um trabalho que demandará apoio da Defesa Civil e Educação, que possuem experiência com o tema, como também o respaldo da saúde, vigilância sanitária e epidemiológica e demais áreas envolvidas. Portanto, essa união de esforços é importante porque mostra que o diálogo, a construção coletiva e o olhar propositivo são capazes de trazer resultados para enfrentamento ao coronavírus.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial