Na última quarta-feira (24), o Grupo de Trabalho de Unidades de Conservação realizou a primeira reunião desde sua criação. Em encontro virtual, a consultora em Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s) da AMFRI, Érica Réqui, realizou uma apresentação explanando os principais conceitos de Concessões e PPP’s, bem como as possibilidades de aplicação para as Unidades de Conservação (UC).
O engenheiro ambiental da AMFRI, Leandro Freitas, destaca que a ideia do GT surgiu a partir da assessoria prestada em parceria com a Érica para o município de Penha, para criação da primeira unidade de conservação do município: o Parque Natural Municipal Ponta da Vigia. “Verificou-se que os demais municípios poderiam ter as mesmas demandas em relação ao desenvolvimento das unidades de conservação, os quais poderiam ser melhor resolvidas de forma conjunta através do Grupo de Trabalho”, destaca.
Leandro frisa que o objetivo principal é fomentar, desenvolver e estruturar as Unidades de Conservação da região da AMFRI. “Queremos que, de fato, as Unidades de Conservação cumpram com suas funções, para transformá-las em um dos principais motores do turismo ecológico sustentável da nossa região”, finaliza.
Ainda na reunião, Leandro apresentou dados levantados em relação às UC existentes na região, e posteriormente foi deliberado o encaminhamento da planilha aos municípios para que os mesmos validem os dados já inseridos e completem os dados faltantes. Foi ainda solicitado aos municípios o encaminhamento da quilometragem das áreas das unidades de conservação para confecção de um mapa das Unidades de Conservação.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial