You are currently viewing Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Amfri elege Diretoria para atuar no ano de 2021

Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Amfri elege Diretoria para atuar no ano de 2021

Em reunião ordinária e atendendo ao regimento do Colegiado de Educação da Amfri, aconteceu na manhã desta terça-feira (30), a eleição da Diretoria que atuará a frente do Colegiado no ano de 2021. A Professora Elisete Furtado Cardoso, Secretária Municipal de Educação de Itajaí, foi aclamada Presidente e a Professora Alessandra Simas Ghiotto, Secretária Municipal de Educação de Itapema, é a Vice-Presidente.

A reunião teve pauta extensa e contou a participação de técnicos das áreas de Programas, Projetos, Planos e Monitoramentos e da área Pedagógica. A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, explica que foram realizadas diversas abordagens temáticas relativas aos processos legais e normativos que as Secretarias de Educação precisam implementar em 2021.

“Trabalhamos a implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além reestruturação dos órgãos de controle social – Cacs Fundeb e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Plano Municipal de Educação e Ciclo 4 do Plano de Ações Articuladas”, ressalta.

O grupo ainda discutiu sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) na perspectiva inclusiva, equitativa e com aprendizado ao longo da vida, além da migração dos Sistemas Informatizados do MEC para a Plataforma Mais Brasil. Gilmara ainda destaca a discussão do grupo referente a Nota Informativa nº 002/2021 da DIVE/SUVSES/SED/SC com orientações técnicas diante de casos suspeitos e/ou confirmados da Covid-19 para servidores e estudantes dos estabelecimentos de ensino da Educação Básica, Educação Profissional, Ensino Superior, Educação Especial e afim no Estado de Santa Catarina.

Dentre os principais alinhamentos e deliberações, as Secretárias de Educação, definiram que há a necessidade de fazer reuniões ampliadas sobre os temas abordados junto aos técnicos das Secretarias e dos departamentos afins da Prefeitura, como o departamento contábil para a implementação do novo Fundeb, por exemplo e, se necessário for, instituir grupos de trabalho específicos para aprofundar os conceitos e alinhar os procedimentos.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial