O Colegiado de Secretárias Municipais de Educação da AMFRI reuniu-se nesta quarta-feira (16), para a primeira reunião presencial em 2021, com pauta alinhada junto a Presidente do Colegiado de Educação e Secretária de Educação do Município de Itajaí, Professora Elisete Furtado Cardoso. Dentre as necessidades de deliberação colegiada regional, destacou-se a avaliação da situação no atendimento dos estudantes em período de pandemia.
“Após as gestoras compartilharem a situação escolar em cada município, nós avaliamos sobre a possibilidade de instituir uma campanha regional de incentivo às famílias para que os estudantes participem ativamente das atividades escolares. Foi então deliberada a necessidade de uma campanha, em parceria com o Colegiado de Comunicação da AMFRI – ação que urgente que será implementada em breve”, explica a Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva.
A Presidente do Colegiado de Educação e Secretária de Educação do Município de Itajaí, Professora Elisete Furtado Cardoso, explica que a reunião foi importante também para apresentação dos membros novos do Colegiado de Educação da AMFRI e fortalecimento dos laços entre os municípios. “Discutimos também sobre a implementação de políticas conjuntas para minimizar as dificuldades vivenciadas em tempos de pandemia e busca de estratégias para a melhoria da qualidade de ensino”, finaliza.
O grupo ainda deliberou uma viagem técnica ao Distrito Federal para buscar informações e esclarecimentos sobre políticas educacionais, financiamento da educação e possibilidades de melhorias da gestão da educação básica. O plano de trabalho que descreverá cronograma, objetivos, departamentos oficiais a serem visitados e pautas das reuniões técnicas, será elaborado e validado junto ao Colegiado de Educação até o final do mês de junho.
Os gestores ainda encaminharam a inclusão da temática da avaliação externa de aprendizagem no Plano Estratégico do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do território (CoGemfri) e reativar o Grupo de Trabalho de Equipes Multiprofissionais do território a fim de qualificar abordagens de saúde mental e emocional junto as comunidades escolares.
O encontro aconteceu na sede da AMFRI, e atendeu todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscara.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial