You are currently viewing Colegiado de Cultura da AMFRI debate ideia de Festival Regional

Colegiado de Cultura da AMFRI debate ideia de Festival Regional

Nesta terça-feira (13), os membros do Colegiado de Cultura da AMFRI estiveram reunidos para reunião mensal na sede da associação. No encontro, o grupo optou em apresentar um projeto de Festival Itinerante e Regional de música instrumental, erudita e canto coral, incluindo bandas e fanfarras municipais e manifestações da cultura popular como terno de reis, que circulasse por todos os onze municípios da AMFRI, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Após discussão do grupo em relação ao projeto, orçamento e data, ficha técnica, ação formativa obrigatória e proponente, a produtora cultural do Consórcio de Cultura do CIM-AMFRI, Bárbara Kristansen, vai escrever o projeto e inserir na plataforma SALIC. Para isso, entrará em contato com os gestores, individualmente, a fim de identificar a estrutura de cada município e demais informações necessárias para dar andamento à ação.

A presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI, Schibian Philemonn Oliveira, explica um pouco mais do debate feito pelos gestores em relação ao projeto. “Alinhamos os detalhes de inscrição do projeto, duração do festival, qual o tipo de programação, onde podemos executar, utilizando equipamentos culturais que cada município tem, e a ideia inicial é propor é uma apresentação cultural junto com oficina. Importante ressaltar que os 11 municípios receberão a programação de forma igualitária”, comenta.

 

CONGESC

O vice-presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), Marcos Venício Montagna, informou que o CONGESC tem acompanhado, na Fundação Catarinense de Cultura, o lançamento dos editais da Lei Aldir Blanc, Elisabete Anderle e do Prêmio Catarinense de Cinema que deve acontecer em breve.

Marcos relatou ainda que o CONGESC está organizando os próximos eventos de formação sob o título de “Diálogos da Gestão Cultural”, cujo tema será a elaboração de editais. Também está retomando o planejamento do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que acontecerá entre março de maio de 2022, bem como um seminário sobre economia criativa, com formato ainda em discussão.

 

Demais assuntos do Colegiado

Marcos relembrou a todos sobre o ciclo de seminários “Patrimônio Cultural Catarinense”, que acontece virtualmente entre os dias 5 e 26 de agosto pelo canal da Escola do Legislativo no Youtube, cujas inscrições estão abertas através do site http://escola.alesc.sc.gov.br/

Marcos ainda relatou a sua participação no programa de rádio Foz Cultural, produzido pela Sagaz Produções & Ensamble Produções, representando também o Colegiado de Cultura da AMFRI. O programa é transmitido pelo Youtube e pela Rádio Conceição, com objetivo de apresentar ao público amplo conteúdo sobre arte, cultura, turismo e entretenimento na região da Foz do Rio Itajaí, havendo também entrevistas com os artistas e gestores da cultura local.

Foram entregues 27 exemplares para cada município da AMFRI do livro “Antônio e o Boi”, da artista bombinense Tábata Torres. Nívea Maria Bücker, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, explicou que o livro se preocupa com as questões de acessibilidade com versões audiobook, audiobook com audiodescrição e audiobook com intérprete de libras, disponíveis no site: https://tateconto.com.br/antonioeoboi.

Já o município de Itajaí entregou o livro “Raízes”, que fala sobre a Festa do Colono e o município de Ilhota fez a doação do romance “Índia”, publicado com fundos da Lei Aldir Blanc.

 

GT de Patrimônio e Identidade Cultural

Ainda na reunião, os gestores definiram a data da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Estudo sobre Patrimônio e Identidade Cultural, sendo no dia 23 de julho, às 14h, na sede da AMFRI. O grupo finalizará a elaboração do termo de referência para que se possa dar início à contratação de empresa que realizará o estudo sobre patrimônio e identidade cultural.

 

Por fim, Bárbara ainda apresentou o formulário para relatório da Lei Aldir Blanc e forneceu orientações aos gestores dos municípios sobre o mesmo.

A coordenadora do Colegiado, Jeanete Fagundes, encaminhará ofício para o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos, convidando-o a participar da próxima reunião, que acontecerá dia 4 de agosto de 2021.