Desde fevereiro de 2021, o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) se empenhou para participar e avançar em todas as etapas do Edital do Programa Melhoria da Educação que abriu vagas para inscrições de municípios e de iniciativas colaborativas. O Edital Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, selecionou sete municípios e seis iniciativas de colaboração intermunicipal (territórios) para participar da quarta fase do programa no ciclo 2021-2024, incluindo o CoGemfri.
O edital contém cinco etapas: Inscrição, Encontro do Melhoria da Educação, Planejamento estratégico, Implementação inicial e Pactuação e implementação. Durante o próximo semestre, o CoGemfri participará da Etapa 4 que envolve a implementação inicial de tecnologias educacionais e análise de viabilidade, planejamento e ações formativas para implementação de tecnologias educacionais. Este ciclo ocorrerá entre os meses de agosto e outubro.
A consultora em Educação da AMFRI e integrante do CoGemfri, Gilmara da Silva, explica quais são as prioridades do Planejamento Estratégico do Colegiado. “A qualificação dos processos de alfabetização o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, a melhoria dos resultados de aprendizagem, a formação em serviço, a saúde mental e emocional os profissionais e estudantes, as políticas de inclusão, o desenvolvimento e a implementação de um plano de Formação de Profissionais, a redução dos dados de distorção idade/série e o alcance das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação”, diz.
A quinta e última etapa do Edital prevê a Assinatura de um Acordo de Cooperação entre as partes em um encontro coletivo para alcançar os objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico do CoGemfri, até 2024. A divulgação final dos selecionados deve acontecer entre os dias 5 e 10 de novembro. Os escolhidos receberão apoio técnico ao longo da gestão em exercício (2021 a 2024), que envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais, metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico.
Ao todo, 12 iniciativas de colaboração em educação de todo território nacional iniciaram o processo e, somente seis seguem para a quinta e última etapa.
O Programa
O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados.
O Programa Melhoria da Educação tem como foco o fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas. Para apoiar as secretarias e fazer com que esses fatores estejam presentes nos municípios, o Programa iniciará com um processo formativo de Planejamento Estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia da aprendizagem dos alunos.
Texto*: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
* Com informações da assessoria do Itaú Social
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial