Na última sexta-feira (23), o do Grupo de Trabalho do Estudo sobre Patrimônio e Identidades Culturais realizou a primeira reunião na sede da AMFRI. O objetivo foi dar continuidade na elaboração do termo de referência para que se possa dar início à contratação do estudo sobre patrimônio e identidades culturais.
No encontro, discutiu-se o objeto do estudo, os objetivos, a justificativa, os requisitos técnicos e os possíveis produtos desse estudo, que se concretizará e será elaborado para os municípios signatários do Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI).
Para a Gerente do Museu Histórico de Itajaí, Evelise Moraes Ribas, é fundamental compreender que o patrimônio material e imaterial das nossas cidades se formaram e são reconhecidos de forma regional e não tem como discutir patrimônio histórico isoladamente por município.
“Nesse sentido, o encontro com os colegas de outros municípios da AMFRI foi excelente no intuito de nos reconhecermos como parceiros e interessados nas ações de preservação patrimonial não só na cidade de cada um, mas também das cidades vizinhas. O grupo vem estabelecendo diretrizes e objetivos para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo do patrimônio na região da AMFRI para orientar as ações no município, fomentando políticas públicas de preservação do patrimônio”, finaliza.
No Grupo de Trabalho há representantes técnicos e gestores da área cultural dos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes indicados pelo Colegiado de Cultura da AMFRI.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial