You are currently viewing Colegiado de Desenvolvimento Econômico debate turismo, pesca, economia, inovação e tecnologia na região

Colegiado de Desenvolvimento Econômico debate turismo, pesca, economia, inovação e tecnologia na região

Os integrantes do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da AMFRI realizaram reunião nesta quarta-feira (11), na sede da AMFRI. No encontro, os membros receberam informações sobre o Programa Inova Pesca, discutiram possível parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), além de abordar sobre a duplicação da BR 101 e 470.

No primeiro momento da reunião, o Presidente do Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI e Diretor Executivo da Pesca de Itajaí, Rodrigo Silveira, realizou uma apresentação sobre o Programa Inova Pesca, os projetos por cidades e estimativa de valores, que contemplou os oito municípios litorâneos da região da AMFRI com até R$ 1 milhão para cada cidade, para investimentos na pesca artesanal e industrial.

Rodrigo explicou ainda que cada secretaria municipal conversou com sua equipe técnica, e com os próprios pescadores, para que as demandas mais urgentes do setor fossem atendidas. Os gestores sanaram as dúvidas e parabenizaram o trabalho realizado pelo Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI.

Ainda na reunião, representantes do SEBRAE apresentaram o projeto regional “Cidade empreendedora”, e foi deliberado que no dia 19 de agosto será realizada uma reunião extraordinária com a entidade para tratar do projeto regional de forma mais abrangente, com particularidades de cada tema, para que os gestores possam verificar a possibilidade de contratação via Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI).

“Vamos analisar o projeto do SEBRAE e verificar como podemos auxiliar da melhor maneira os municípios, uma vez que vai beneficiar áreas do turismo, pesca, economia, inovação e tecnologia. Os secretários estão engajados para fechar parcerias, não só com o SEBRAE, mas com outras entidades também, para que nossa região cresça ainda mais”, ressalta o Presidente do Colegiado e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita de Navegantes, Rodrigo Leonardo Vargas Silveira.

A duplicação da BR 101 e da BR 470 também foi pauta no encontro. O grupo debateu o  movimento da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) na pauta de duplicação das rodovias, e foi deliberado o envio de ofício para convidar representantes da entidade para a próxima reunião do colegiado. A intenção é verificar como os municípios podem auxiliar no movimento em prol da duplicação e conhecer os estudos desenvolvidos pela FIESC, uma vez que beneficiaria a região com a mobilidade urbana e para atrair investimentos.

“É de extrema importância a explanação da FIESC num próximo encontro para que possamos entender um pouco mais desse movimento de duplicação e auxiliar a entidade da melhor maneira em busca de soluções para a região”, ressalta o presidente do colegiado.

A empresa Gove também participou da reunião com apresentação do perfil socioeconômico de cada município, além de um panorama da região, com dados sobre trabalho e renda, qualidade da educação, impostos, despesas, saúde, água e esgoto, resíduos sólidos, desenvolvimento social e humano e demais informações. Os representantes ficaram à disposição para sanar dúvidas dos municípios em relação aos índices.

A Coordenadora Técnica do Projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, Arquiteta Maria Andrea Triana, apresentou o projeto no qual é responsável e convidou os gestores para o workshop de eficiência energética para municípios catarinenses, em parceria com a EGEM, disponível de maneira gratuita.

O presidente do Colegiado ainda sugeriu uma reunião para estreitar laços com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A coordenadora do Colegiado, Jeanete Fagundes, ficou responsável em enviar ofício solicitando a reunião.

O grupo debateu a importância do Centro de Inovação, que irá contemplar todos os municípios da região. O diretor presidente da Itajaí Participações, Rodrigo Duarte, se colocou à disposição para agendar uma visita ao local, uma vez que a instituição é a gestora do Centro Regional de Inovação de Itajaí.

Por fim, os secretários deliberaram a criação de um formulário para verificar quais são as ações exitosas dos municípios no setor do desenvolvimento econômico, com objetivo de compartilhar as boas práticas e verificar como está o setor na região.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial