Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), cerca de 16 servidores municipais participaram do curso sobre a Plataforma +Brasil, no Laboratório de Informática da CIGERD, em Itajaí, com objetivo de capacitar servidores públicos municipais para operacionalização da Plataforma qualificando o processo de captação de recursos federais junto à União.
O curso foi conduzido pelo Assessor de Projetos e Convênios da AMFRI Roberto Albertino de Souza e pela Assessora de Projetos Especiais da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Adriana de Souza do Nascimento, ambos Instrutores Multiplicadores da Plataforma + Brasil, credenciados pelo Ministério da Economia.
Roberto explica que foi apresentado ao longo do curso as principais normas das Transferências Voluntárias da União, além dos módulos da Plataforma +Brasil e foi feito ainda atividade prática de cadastramento de proposta na Plataforma + Brasil e de execução de convênio e prestação de contas de convênio na Plataforma +Brasil.
“A capacitação foi executada toda no sistema de treinamento online da Plataforma + Brasil, desde o cadastramento das propostas, execução do convênio, pagamentos aos fornecedores e prestação de contas. Todos os sistemas de gestão de projetos e convênios do Governo Federal estão migrando para a Plataforma + Brasil, visando centralizar, padronizar e facilitar o acesso aos sistemas, dar maior transparência, publicidade, redução de custos operacionais e automação do ciclo de vida das transferências da União, por isso é tão importante a capacitação dos nossos servidores”, finaliza.
Plataforma +Brasil
A Plataforma +Brasil constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
A Plataforma veio para substituir o antigo SICONV. Gradativamente novos módulos são lançados e o sistema passa por constantes atualizações, obrigando que os municípios e entidades se capacitem para atenderem as novas legislações e sistemáticas de captação e gerenciamento de recursos federais.
Por conta dos regramentos sanitários em virtude da pandemia, o número de participantes foi limitado.
O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios.
Texto e fotos: Lyandra Machado/AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – Instagram: @amfrioficial