You are currently viewing Colegiado de Educação da AMFRI realiza visitas técnicas em órgãos federais da Educação em Brasília

Colegiado de Educação da AMFRI realiza visitas técnicas em órgãos federais da Educação em Brasília

Dando continuidade ao objetivo do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI e do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) que visa a troca de experiências para a qualificação da prática da gestão pública na educação municipal, a comitiva esteve em Brasília para visita técnica ao Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e ao Congresso Nacional. As visitas foram realizadas de segunda a quarta-feira, dias 23 a 25 de agosto/2021.

Na visita ao MEC, a comitiva foi recebida pela equipe técnica da Secretaria de Educação Básica (SEB) e foi representada pelo Secretário Adjunto de Educação Básica, Hélber Ricardo Vieira. O encontro realizado na manhã de segunda-feira (23) teve como tema central debates e esclarecimentos sobre políticas e programas federais. O grupo recebeu orientações técnicas sobre ações referentes a implementação da BNCC, implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil, PDDE Interativo, Programa Educação Conectada, ações para qualificação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Ainda no MEC, o grupo teve agenda junto à a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação para orientações gerais e esclarecimento de dúvidas sobre a implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Já na agenda com a Secretaria de Alfabetização (SEALF), o grupo recebeu orientações gerais e esclareceu dúvidas sobre o Programa Tempo de Aprender e o sistema SisAlfa.

A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, explica que a agenda intensa no MEC foi fundamental para que as dúvidas sobre programas federais fossem debatidas e dúvidas gerais fossem sanadas. “Nosso objetivo foi aproximar as Secretarias Municipais de Educação aos técnicos responsáveis pelos regramentos, conhecendo ações e informações sobre o desenvolvimento das políticas educacionais. Acreditamos que o objetivo foi cumprido e que laços foram estreitados”, diz.

 

INEP

Já na reunião com o INEP, a comitiva foi recebida por Alexandre Bastos Peixoto, Chefe de Gabinete do Presidente do instituto. Diretores e Técnicos do Inep, organizaram e realizaram o encontro foi realizado na tarde de segunda-feira (23) e possibilitou esclarecimentos sobre a aplicação da Avaliação Nacional da Educação Básica edição 2021, informações gerais sobre o Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque para os indicadores das metas e, também foi debatido o sistema de coleta, análise de divulgação dos dados educacionais do país. Como encaminhamento desse encontro agendou-se seminário entre a equipe técnica do Educacenso e os técnicos dessa área que atuam nos municípios que integraram a comitiva.

 

FNDE e CNM

Na manhã de terça-feira (24), aconteceu a visita técnica ao FNDE e o Prefeito de Camboriú, senhor Élcio Elcio Rogério Kuhnen, participou da visita. A comitiva foi recebida pelo seu presidente, senhor Marcelo Pontes que estava acompanhado da equipe técnica de vários setores da autarquia. Debateram-se temas como a implementação da lei nº 14.113/2020 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Plano de Ações Articuladas – as condições, prazos e valores para utilização de Emendas Parlamentares na área da Educação, programas como o PNATE (Programa Nacional de Transporte Escolar) e o Caminho da Escola (atas de registro de preço, acessibilidade e condições dos veículos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Como encaminhamento dessa visita, definimos um seminário junto aos técnicos da autarquia e Nutricionistas para tratar da política de alimentação escolar e o Presidente da autarquia se comprometeu a participar.

A comitiva ainda sanou dúvidas a respeito das inconsistências no acesso do PDDE Interativo e sobre a reserva técnica dos livros didáticos.

Na tarde da terça-feira (24), o grupo conheceu a ação institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), recebidos pela equipe institucional e técnica da confederação. Depois de conhecer o trabalho da instituição, a comitiva debateu sobre Projetos de Lei e Propostas de Emenda Parlamentar de interesse dos municípios com destaque para a PEC 13/2021 que trata da retirada de penalidades para municípios que não alcançaram o percentual mínimo de investimento em educação em 2020 e para o PL 2.751/2021 que propões a extensão das regras de transição do novo Fundeb. A assessora de educação da CNM, Natália Cordeiro, também detalhou aspectos dos temas da PEC e do PL e sugeriu encaminhamentos no âmbito dos municípios e, tratou ainda de impactos das aprovações das alterações legais citadas, na gestão das políticas educacionais.

 

Congresso Nacional

Na manhã desta quarta-feira (25), a comitiva participou da Reunião Deliberativa Extraordinária (presencial e virtual) da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.Na sequência, o grupo foi recebido na sala de reuniões da Presidente da Comissão. No primeiro momento, pelo parlamentar que presidia a reunião extraordinária, Deputado Federal Sostenes Silva Cavalcante(DEM-RJ)e, logo após pela Presidente da Comissão de Educação, Deputada Federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). A comitiva fez pleitos no sentido de que o congresso nacional dê celeridade a revisão da lei de regulamentação do Fundeb, e tratou longamente de diversos temas da educação com PLs tramitando na Câmara Federal. Como encaminhamento desse valioso encontro a comitiva se comprometeu a encaminhar propostas de revisão e de inclusão de itens em legislações que estão tramitando e que precisam de atenção no congresso nacional.

O grupo sanou dúvidas a respeito dos encaminhamentos no âmbito do Congresso Nacional, sobre a revisão da lei n° 11.738/2008 que regulamentou o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, além de informações sobre as análises do Congresso Nacional a respeito do alcance das Metas do Plano Nacional de Educação após sete anos de promulgação da lei nº 13.005/2014.

 

O grupo ainda aproveitou para realizar visitas aos gabinetes de Deputados e Senadores.

 

A comitiva foi composta pela Secretária de Educação de Balneário Camboriú, Marilene Rosana Severino Cardoso e pela Diretora de Departamento, Mirella Padilha; Secretária de Educação de Balneário Piçarras, Blaise Keniel da Cruz Duarte e Diretora de Departamento, Jaqueline Jacobi da Luz; Secretária de Educação de Camboriú, Maria Alice Pereira e Diretora de Ensino, Tarsilla Alexandrino Bertoli; Secretária de Educação de Ilhota, Andrea Cordeiro e Supervisora Anos Iniciais, Elaine Cristina Custódio; Secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso e Diretor Executivo, Júlio da Silva; Secretária de Educação de Itapema, Alessandra Simas Ghiotto e Diretora de Ensino, Milena Rosa Senhorinha; Secretária de Educação de Luiz Alves, Daniela Wust Schmitz Lourenço e Diretora de Ensino, Marilene Kons Winter; Secretária de Educação de Navegantes, Patricia Duarte Cidral e Assessora de Educação, Ana Lúcia dos Santos Coelho; Secretária de Educação de Porto Belo, Rosane Maria Grauppe e Técnica Programas Federais, Nilceleia Otávia da Silva Kohl. A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, também esteve presente.

Representantes da FECAM e dos municípios de Quilombo, Jupiá, Irati, Coronel Martins e Florianópolis também estiveram presentes.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

Fotos: AMFRI

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial