You are currently viewing Servidores públicos da AMFRI participam de capacitação sobre Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone

Servidores públicos da AMFRI participam de capacitação sobre Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone

Servidores públicos da região da AMFRI participaram, entre os dias 21 e 27 de outubro, do curso de mapeamento aéreo e processamento de imagens obtidas por drone, realizada pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O objetivo foi capacitar técnicos municipais na pilotagem de drones multirrotores para execução de serviços de engenharia, mapeamento em geral e o processamento das imagens aéreas.

O curso foi dividido em três etapas. A primeira delas foi dedicada às aulas teóricas, na última quinta-feira (21), no auditório da associação. A segunda etapa, focada na prática de pilotagem de drones, foi realizada na pista de atletismo de Itajaí e no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CIGERD Regional Itajaí, na última sexta (22) e nesta segunda-feira (25). Essas etapas foram ministradas pela empresa Mar de Ideias em parceria com a Planadrone, através do Oceanógrafo, Especialista em Geoprocessamento e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Jean Berná Paim, e pelo Engenheiro Ambiental, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Artur Lopes Ribeiro.

A terceira e última etapa foi a aula no laboratório de informática, na sede da Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, nesta terça (26) e quarta-feira (27), para prática com os softwares QGIS (Sistema de Informação Geográfica) e Agisoft Metashape. Como modo de preparação para a visita à capital, na terça à tarde, o Vice-presidente do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI e coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, ministrou uma aula de introdução ao software QGIS para o conhecimento de todos os participantes do curso.

Raphael destaca a importância desse curso para a execução do trabalho do órgão. “Os drones são equipamentos extremamente importantes, especialmente no uso de mapeamento e monitoramento de áreas de risco, nos ajudando na tomada de decisões e verificação de situações que em terra não é possível”, comenta, acrescentando ainda que mostrou mapas já produzidos em Navegantes para que os demais técnicos pudessem visualizar modelos, e ter noção do que é possível criar a nível de Defesa Civil nos municípios.

Segundo o Coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, a parceria está proporcionando instrumentos de qualidade e potencializando o curso. “O nosso objetivo é proporcionar qualificação para os profissionais que atuam nas estruturas municipais”, explicou Bazanella. O Coordenador Regional completou explicando que as aeronaves remotamente operadas (Drones) são uma ferramenta essencial nas ações de planejamento e monitoramento. Ele finalizou parabenizando a AMFRI pela iniciativa.

O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, agradeceu o apoio de todas as entidades parceiras do evento e ressaltou a complexidade do curso, desde sua teoria, até a prática com utilização do drone. “O curso nos mostrou a importância do drone no mapeamento de levantamento e mapeamento de áreas de risco. Agradecemos a todos os envolvidos na organização pela determinação e dedicação naa instruções a respeito do tema abordado”, completa.

A organização do evento foi da AMFRI, com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), com apoio da Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e Secretaria do Estado de Defesa Civil.


AMFRI foi contemplada através de edital

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (CREA-SC), realizou um edital através de um processo licitatório de Seleção Pública de Projeto para Patrocínio n°. 001/2021, para beneficiamento projetos da área de engenharia.

A AMFRI protocolou o projeto do curso “Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone”, o qual foi aprovado pela Diretoria e homologado pelo Plenário do CREA-SC, sendo contemplada com apoio financeiro para realização da supracitada capacitação.


Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial