O Colegiado de Assistência Social da AMFRI realizou a última reunião do ano nesta quinta-feira (25), de maneira presencial, com diversas pautas importantes para a gestão das Secretarias Municipais. Os gestores manifestaram novamente preocupação e dúvidas sobre o Programa Auxílio Brasil, uma vez que as normativas não deixam claro a forma como será feito a execução do mesmo, causando dúvidas em relação a efetividade do programa e dificuldades em repassar informações para a população. O Colegiado ainda aguarda manifestação do Ministério da Cidadania em relação ao assunto.
A coordenadora do Colegiado, Neuza Bottega, orientou o grupo em relação a alteração da lei de benefícios eventuais, e prazos do Plano Anual de Assistência Social. Ela ainda ressaltou a importância da participação no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), e demais reuniões a nível estadual.
O grupo ainda debateu a operacionalização do Auxílio Gás, além da transposição de saldos e reprogramação financeira, fundamentais para efetivação de serviços em 2022.
Por fim, o grupo solicitou capacitações e supervisões técnicas em 2022, além de reunião intersetorial entre os gestores de saúde da região para tratativas de instituições de longa permanência e comunidades terapêuticas.
Para o Presidente do Colegiado de Assistência Social da AMFRI e Secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras, Paulo Ricardo Debatin, o grupo realiza um balanço muito positivo em relação as ações do ano, com a sensação de dever cumprido.
“Durante este ano debatemos e deliberamos pautas importantíssimas para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de nossa região, o que contribuiu em muito para a melhoria da vida das pessoas, dos usuários e usuárias da rede lá na ponta dos serviços. A referência da AMFRI no cenário estadual, e até mesmo nacional, só aumentou a importância destes trabalhos e das atitudes de cada um de nós”, explica.
Paulo ainda garante que o Colegiado não mede esforços na luta do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aperfeiçoamento da gestão para eficácia e eficiência dos projetos, programas e serviços de cada pasta. Por fim, destaca a trocas de experiências e vivências entre os profissionais do SUAS, gestores e gestoras, AMFRI, FECAM, COEGEMAS, CONGEMAS, COAS e as demais 20 associações do Estado.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial