O Colegiado de Educação das Secretárias Municipais de Educação da AMFRI reuniu-se nesta quarta-feira (26), de maneira virtual, para a primeira reunião ordinária de 2022. No primeiro momento do encontro, debateram-se os tópicos relativos ao financiamento da educação. Na sequência, o grupo aprovou a estrutura do fluxo e do cronograma dos programas e projetos do CoGemfri para o ano de 2022, todos executados com parcerias intersetoriais ou interinstitucionais.
As Secretárias Municipais ainda analisaram e debateram sobre possibilidades de metodologia para a elaboração da minuta de lei de Gestão Democrática – que pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar incluindo pais, professores, estudantes e funcionários em todos os aspectos da organização da escola.
A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, explica que o Colegiado aprovou a estruturação de um ciclo de estudos com posterior proposta de visita técnica ao Chile, uma vez que a proposta de gestão democrática do país, é considerada uma das melhores do mundo. Gilmara ainda destaca que, após os estudos técnicos, serão avaliados e aprovados os valores e roteiro técnico. A proposta de visita técnica está agendada para acontecer entre os meses de abril e maio de 2022.
O Grupo de Trabalho de Transporte Escolar recebeu autorização do Colegiado para iniciar estudos e elaborar proposta ampliada de Minuta de Lei Municipal para o Transporte Escolar. O Grupo de Trabalho Pedagógico também prosseguirá com os estudos mais detalhados das plataformas de Avaliações Diagnósticas e Formativas e a Plataforma de Monitoramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho pedagógico com ambas as plataformas, têm deliberação das Secretárias de Educação para serem utilizadas no âmbito das redes municipais de ensino.
Ainda na reunião, o grupo avaliou e aprovou os objetivos, metas e ações do Plano Estratégico do CoGemfri, com indicação de prioridade do plano de trabalho para implementar ações de redução dos números de distorção idade X série, com proposta de discussão do tema até o mês de maio de 2022.
As Secretárias de Educação destacaram que esse será um ano de desafios, porém, um ano de alavancar ações para qualificar as aprendizagens junto a todas a Educação Básica, ofertada no território da Amfri-CoGemfri.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial