O Colegiado de Assistência Social da AMFRI realizou a primeira reunião do ano na quinta-feira (3), de maneira virtual, com diversas pautas importantes para a gestão das Secretarias Municipais. Os gestores validaram a proposta de trabalho para a Comissão Regional sobre as Mulheres Vítimas de Violência, com foco inicial na coleta de dados de 2021 referente aos números de atendimentos nos equipamentos de Assistência Social.
O grupo ainda definiu que a meta para implementação do Cartão Social em 100% dos municípios da região. O benefício irá substituir as cestas básicas entregues de forma física pelas Secretarias Municipais. A coordenadora do Colegiado, Neuza Bottega, explica que o grupo tem a meta de levar para as Câmaras de Vereadores até o mês de julho. “Garantir o direito de acesso a alimentação de livre escolha, essa é uma meta regional de efetivar os benefícios eventuais de forma digna, para todos de quem dela necessitar, conforme preconiza o SUAS”, diz.
Os membros debateram sobre os Planos Municipais de Assistência Social nos próximos 4 anos, de acordo com a realidade de cada município, implementando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ampliação do setor de Recursos Humanos e construção de unidades de referência da assistência social.
A coordenadora da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR), Juliana Wust, esteve presente na reunião para o debate sobre Comunidades Terapêuticas, que se tornou responsabilidade da saúde através da deliberação da CIBI 143/2021. O grupo ainda estabeleceu um diálogo sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Por fim, foram repassados 18 informes técnicos que auxiliam na gestão, como as conferências municipais, atendimento oftalmológico, política do idoso e reprogramação de saldo.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial