You are currently viewing Secretárias de Educação da AMFRI realizam reunião de alinhamento estratégico sobre o Programa Melhoria da Educação com técnicas do Itaú Social e Instituto AvisaLá

Secretárias de Educação da AMFRI realizam reunião de alinhamento estratégico sobre o Programa Melhoria da Educação com técnicas do Itaú Social e Instituto AvisaLá

Na manhã desta quinta-feira (17), as Secretárias de Educação da região da AMFRI estiveram reunidas, na sede da associação, com as técnicas do Itaú Social que atuam à frente do Programa Melhoria da Educação e, do Instituto AvisaLá, entidade que atuará junto aos municípios da região para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da AMFRI. A região terá apoio técnico entre os anos de 2021 a 2024.

A consultora em Educação da AMFRI e integrante do CoGemfri, Gilmara da Silva, explica que umas das etapas do Edital Melhoria da Educação era justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área seria necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.

“A qualificação dos processos de alfabetização foi o ponto que elegemos para trabalhar com o apoio técnico do Programa. A melhoria dos resultados de aprendizagem, como lidar com a cultura da escrita com crianças de 4 a 7 anos, a formação em serviço, a saúde mental e emocional os profissionais e estudantes, as políticas de inclusão, o desenvolvimento e a implementação de um plano de Formação de Profissionais”, explica.

A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico.

“O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível, no qual estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão vir. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.

No período da tarde o grupo seguiu com visitas técnicas nas escolas que integram o projeto nos municípios de Balneário Camboriú e Ilhota. As escolas foram definidas por técnicas de educação de cada município que integram os pontos focais. “Esses grupos respondem pela organização no âmbito do seu município. As visitas técnicas continuam nos demais municípios conforme cronograma estabelecido com as Secretárias e Técnicas de Educação”, explica Gilmara.

Também estiveram presentes na reunião a Analista responsável pelo programa do Itaú Social, Rafaela Rodrigues, a Articuladora do Itaú Social, Roma Júlia, a Coordenadora Geral do Instituto Avisa Lá, Cisele Ortiz, e a Coordenadora Técnica do Instituto Avisa Lá, Edi Fonseca.

 

O Programa

O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados.

O Programa Melhoria da Educação tem como foco o fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas. Para apoiar as secretarias e fazer com que esses fatores estejam presentes nos municípios, o Programa iniciará com um processo formativo de Planejamento Estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia da aprendizagem dos alunos.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial