You are currently viewing Equipes das Secretarias de Educação participam da primeira etapa presencial da Tecnologia Educacional do Itaú Social junto ao parceiro institucional Instituto AvisaLá

Equipes das Secretarias de Educação participam da primeira etapa presencial da Tecnologia Educacional do Itaú Social junto ao parceiro institucional Instituto AvisaLá

Durante toda a sexta-feira (18/03), Equipes Pedagógicas das Secretarias de Educação, Diretores de Escolas e Coordenadores Pedagógicos se reuniram com as equipes do Instituto AvisaLá, para desenvolver a primeira etapa presencial da Tecnologia Educacional – Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 7 anos.

O encontro foi organizado em dois polos: na Uniavan, em Balneário Camboriú, que reuniu o município sede, Bombinhas, Camboriú e Porto Belo; e no polo da AMFRI, que reuniu os municípios de Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves e Penha. O objetivo de organizar dois grupos é parte da metodologia da tecnologia educacional, que prevê a garantia de espaços para a manifestação e participação ativa dos profissionais que representam as escolas que desenvolverão as ações do projeto, e que foram indicadas pelos próprios municípios.

Pela manhã, formadoras do Instituto AvisaLá, abordaram e aprofundaram conceitos relativos ao Módulo “Identidades e Nomes Próprios”, com o objetivo de reconhecer o papel do nome próprio no processo de alfabetização das crianças e de refletir sobre os aspectos da escrita contidos em uma lista de nomes.

Ainda no módulo “Identidades e Nomes Próprios”, o grupo foi instigado a refletir sobre o sentido do nome próprio como elemento identitário, considerando que os nomes também cumprem outras funções no processo de alfabetização, pois, como textos, permitem que as crianças observem marcas e regularidades do sistema de escrita.

No período vespertino, participaram apenas as Equipes Pedagógicas das Secretarias de Educação e que atuam como pontos focais das redes municipais de ensino, junto a tecnologia educacional.

Os dois grupos fizeram alinhamentos e encaminhamentos visando qualificar o trabalho a fim de alcançar os objetivos propostos para a Tecnologia Educacional. A proposta do projeto que inicia oficialmente em 2022, é que a troca de experiências e de informações continue até o fim dos trabalhos, pactuada para o ano de 2024.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial