You are currently viewing CoGemfri, por meio do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social e com o parceiro institucional AvisaLá, realiza o 1º Seminário AlfaCoGemfri sobre Alfabetização

CoGemfri, por meio do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social e com o parceiro institucional AvisaLá, realiza o 1º Seminário AlfaCoGemfri sobre Alfabetização

Durante toda a terça-feira (29/03), profissionais das Redes Municipais de Ensino da região da AMFRI, participaram do 1º Seminário AlfaCoGemfri, que é parte do processo de Formação Continuada junto aos (as) profissionais de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dentre eles, os docentes, diretores de escolas e equipes pedagógicas.

Participaram os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Luiz Alves, Penha e Porto Belo que integram o Programa Melhoria da Educação e que aderiram à implementação da Tecnologia Educacional “Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 7 anos” entre os anos de 2022 e 2024, em escolas selecionadas pelas Secretarias Municipais de Educação.

A Secretária de Educação do Município de Camboriú, Professora Maria Alice Pereira, acolheu todos os participantes, representando todo o Colegiado de Educação da AMFRI. Em sua acolhida, destacou a importância de atuarmos em colaboração e de termos selecionado uma temática tão abrangente, importante e urgente como a alfabetização, de forma especial, a partir de 2020, quando as escolas tiveram que se adaptar rapidamente para manter seus vínculos com os estudantes e suas famílias.

O seminário foi organizado em dois grandes blocos reflexivos e de trocas de saberes, entre as profissionais que proferiram as palestras e os profissionais que participaram do evento ao vivo ao longo de todo o dia.

O período matutino foi intitulado e abordou as Concepções e situações didáticas fundamentais na alfabetização. Foi conduzida pela Professora convidada Cristiane Pelissari e foi mediado pela Professora Erica de Faria que é formadora do programa e trabalha diretamente com os municípios da região.

O período vespertino foi intitulado e abordou o direito das crianças à cultura escrita desde a Educação Infantil. Foi conduzida pela Professora convidada Silvana Augusto e foi mediado pela Professora Ana Carolina Carvalho que é formadora do programa e trabalha diretamente com os municípios da região.

 

Palestrantes

A Professora Cristiane Pelissari é graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Metodista – SP. Coautora do material do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA, Ministério da Educação. Formadora do Programa Ler e Escrever – SEE/SP. Professora do curso de pós-graduação Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem, Instituto Vera Cruz.

A Professora Silvana Augusto é graduada em Filosofia, Mestre e Doutora em Educação pela USP. Assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil; com experiência em projetos de formação de profissionais da educação; consultora da BNCC, MEC. Atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio São Domingos.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial