Nesta terça e quarta-feira (10 e 11), os municípios que desenvolvem a tecnologia educacional junto ao parceiro técnico AvisaLá, realizaram mais uma etapa da tecnologia educacional que prevê a formação de Coordenadores Pedagógicos e o aprimoramento de metodologias de intervenção docente para qualificar a cultura escrita, junto aos profissionais que atuam a Educação Infantil em turmas de Pré-Escola e nos primeiros e segundos anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com crianças de 4 a 7 anos.
Na terça-feira (10) as visitas às unidades escolares que desenvolvem o projeto, aconteceram nas cidades de Bombinhas (Polo 1) e Balneário Piçarras (Polo 2), com objetivo de acompanhar a metodologia de trabalho nas escolas.
Já durante a quarta-feira (11) as atividades reuniram Professores de 1º e 2º anos, Diretores e Coordenadores Pedagógicos em dois municípios: a cidade de Luiz Alves que recebeu os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Ilhota; e a cidade de Porto Belo que recebeu os municípios de Bombinhas, Balneário Camboriú e Camboriú.
A Presidente do Colegiado de Secretárias Municipais de Educação da AMFRI e Secretária de Educação de Camboriú, Professora Maria Alice Pereira, e as Secretárias de Educação dos Municípios de Luiz Alves, Daniela Wust Schmitz Lourenço, e a de Porto Belo, Rosane Maria Grauppe.
A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, ressalta que este já é o quarto encontro do programa junto aos Professores e o terceiro encontro junto aos Coordenadores do Projeto em cada uma das cidades que aderiram a Tecnologia Educacional, orientada e desenvolvida pelo Instituto AvisaLá.
“Essa é uma ação prevista no Planejamento Estratégico do CoGemfri que tem a melhoria dos processos e dos resultados em alfabetização como a sua maior meta que prevê, por meio de monitoramento constante, alcançar percentuais de melhoria até o ano de 2024, quando a parceira técnica se encerra”, explica.
O Instituto Itaú Social que desenvolve o Programa Melhoria da Educação acompanha todo o processo e, junto ao Instituto AvisaLá, atua com o CoGemfri a fim de que o território alcance o objetivo de aprimorar processos, qualificar práticas, apoiar a gestão pedagógica das redes e de ensino para que os estudantes em processo de alfabetização consolidem suas aprendizagens e sigam o seu itinerário formativo na educação básica, com solidez nas competências de escrita e de leitura.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial