Na tarde desta terça-feira (24/05), o Comitê Estratégico reuniu-se e representou todo o nosso território como responsáveis por acompanhar, monitorar e avaliar regularmente o Plano de Ações do CoGemfri, elaborado e validado no ano de 2021, durante a participação no Edital do Programa Melhoria da Educação, de iniciativa do Itaú Social. Por meio da estruturação de objetivos estratégicos, metas e ações a serem executadas até o ano de 2024, o grupo recebeu integrantes do Itaú Social e da Equipe Quanta, parceira especializada na orientação para a elaboração de planos estratégicos.
As premissas do encontro centraram-se em acompanhar o Planejamento Estratégico Regional, com ênfase na promoção de espaços para reflexão sobre os desafios de implementação e os avanços, além de gerar espaços de diálogo e de aprendizagem coletiva, cujo propósito é dar suporte à implementação dos Objetivos Estratégicos do Planejamento Estratégico Regional que não estão no escopo de intervenção dos Parceiros Técnicos, com a implementação de tecnologias educacionais.
Durante a reunião, foram destacados o mapa da jornada percorrida até o momento, apresentação do modelo de acompanhamento do referido plano, atividade de escuta e reflexão sobre os impactos do Planejamento Estratégico na ação cotidiana das Secretarias de Educação e foram feitos acordos para o próximo encontro que acontecerá no dia 23 de agosto no turno vespertino.
Programa Melhoria da Educação
Vale ressaltar que a iniciativa de colaboração horizontal que a educação pública municipal dos municípios que integram o território da AMFRI, por meio do CoGemfri, teve seu Planejamento Estratégico aprovado em todas as etapas do edital do Programa Melhoria da Educação e está desenvolvendo, entre os anos entre 2022 e 2024, a tecnologia educacional de cultura escrita junto as crianças de 4 a 7 anos.
O objetivo é, conjuntamente, qualificar as práticas de intervenção docente nos processos de alfabetização e de formação técnica para as equipes pedagógicas das Secretarias de Educação e das Unidades Escolares que ofertam turmas de Pré-Escolar e de alfabetização dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Esta ação está sendo desenvolvida por 7 dos 11 municípios e tem o Instituto AvisaLá como parceiro técnico.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial