You are currently viewing AMFRI realiza Seminário Regional Pagamento por Serviços Ambientais

AMFRI realiza Seminário Regional Pagamento por Serviços Ambientais

Nesta terça-feira (7), foi realizado o Seminário Regional Pagamento por Serviços Ambientais com palestras e cases de sucesso de projetos e programas do tema executados em Santa Catarina. O evento fez parte da Semana Regional do meio Ambiente, de 6 a 10 de junho.

O seminário contou com três palestras durante a manhã, iniciando com a apresentação do Projeto Mananciais, com a Engenheira Florestal da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Karine Holler. O projeto tem como objetivo a recuperação de áreas de preservação permanente (Mata Ciliar) de nascentes e córregos localizados nos rios Bacia Hidrográfica da região.

Posteriormente, a coordenadora do Projeto Produtor de Águas da Bacia do Rio Camboriú, Engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos, apresentou a atual situação do projeto – que atua na bacia hidrográfica do Rio Camboriú para a sua conservação e recuperação – sendo uma área de 200km² com cerca de 60% de vegetação.

Atualmente, são 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração. Para garantir a quantidade e a qualidade da água, a Emasa incentiva os proprietários a adotarem as práticas de conservação e restauração nas áreas inseridas no projeto; sendo recompensados com incentivos financeiros por serviços ambientais.

Por fim, a técnica em Meio Ambiente da Coordenação Socioambiental da Companhia de Águas de Joinville, Aline de Oliveira, apresentou o Programa Águas Para Sempre. O projeto consiste no Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), instrumento que visa recompensar financeiramente, de forma proporcional, os proprietários de imóveis rurais de uma região prioritária, que, voluntariamente, comprometem-se a desenvolver ações de conservação dos recursos hídricos, proteção das áreas naturais, de manejo, adoção de práticas conservacionistas de uso do solo em suas áreas de produção agrícola, restauração de áreas degradadas, formação de corredores de biodiversidade, entre outras.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial