You are currently viewing Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI receberá prêmio da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI receberá prêmio da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha PICUCHO SANTOS, Eduardo João de Souza, o Professor Bajara, receberá o “Prêmio Homem Brilhante 2022” neste sábado (16), em Governador Celso Ramos. A premiação é uma iniciativa do Instituto ARTECULLI e a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina.

A premiação acontece no dia em que a Academia de Letras completa 14 anos de história. Eduardo Bajara ressalta a imensa felicidade em receber o prêmio de um órgão a nível estadual e agradece toda a equipe da premiação pela homenagem.

“É muito gratificante ser reconhecido pelo trabalho de uma vida toda. Trabalho árduo e de muitas batalhas. É muito difícil promover cultura nas cidades, mas é muito gratificante quando ela acontece. O prêmio, apesar de ser individual, representa o trabalho de muita gente, representa o trabalho da comunidade, das pessoas. Agradeço imensamente o apoio dos gestores municipais das nossas cidades da AMFRI”, destaca Eduardo.

 

Eduardo João de Souza

Eduardo Bajara é descendente de açorianos por parte do pai e de Belgas por parte da mãe. É apaixonado e denota grande fascínio pela História da Colonização e formação do Brasil, especialmente o Litoral de Santa Catarina e Penha, sua cidade natal.

É Professor de Exatas – Matemática, Química e Física, desde 1994 no Ensino Público e ocupa o cargo de Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha desde 2017, no qual, além de várias conquistas e avanços, destaca-se a Palestra no 2° Seminário Internacional sobre as Armações Baleeiras no ano de 2019 em Florianópolis e trazer para Penha, como cidade sede, a 26° AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, realizada em novembro de 2019.

É Membro Conselheiro do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Colegiado de Cultura da AMFRI, desde 2017, do qual é o atual Presidente.

Ainda, como ação de destaque, comandou a criação e instalação da Casa da Memória de Penha Dico do Amâncio, uma espécie de Museu Municipal, que abriga micro espaços culturais, exposições, o Arquivo Histórico, a Biblioteca Açoriana, além de um acervo de peças e objetos que retratam a colonização e a história da cidade de Penha.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial