You are currently viewing Comitiva da AMFRI realiza reunião no Ministério do Meio Ambiente para tratativa referente ao projeto que transforma resíduos orgânicos em biogás e biometano na região

Comitiva da AMFRI realiza reunião no Ministério do Meio Ambiente para tratativa referente ao projeto que transforma resíduos orgânicos em biogás e biometano na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na última quarta-feira (24), uma comitiva da AMFRI, composta pelo Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, pelos Prefeitos Erico de Oliveira (Dida), de Ilhota, Thiago Baltt de Balneário Piçarras, além do Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, do Superintendente do Instituto do Meio Ambiente de Penha, Everaldo Lourival Francisco, e do Diretor Presidente Instituto Itajaí Sustentável, Mario Cesar Ângelo, esteve em Brasília para abordar temas relativos à viabilização de parcerias para a produção de biogás/biometano a partir de resíduos orgânicos da cadeia de pesca e outras fontes carbônicas na região.

Estiveram presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria da Pesca/MAPA, Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), setor empresarial e demais entidades. Segundo o Presidente Aquiles, as ações integradas para a conservação ambiental, gestão de resíduos, fortalecimento da economia verde, geração biogás/biometano e energia, colocam a região da AMFRI como protagonista mais uma vez com a possibilidade de transformar a matriz energética da região, sendo mais sustentáveis e econômicos.

“Este é mais um importante passo no fortalecimento das ações regionais. Existe a geração do resíduo do peixe, no qual possui uma cadeia bem resolvida ambientalmente, pois o mesmo em sua grande maioria é utilizado com matéria prima para fabricação de farinha, restando deste processo apenas lodo que é destinado aos aterros sanitários. Nós temos o maior polo pesqueiro do Brasil, então a ideia é não levar mais ao aterro sanitário e sim transformar em biogás e biometano gerando energia que pode ser utilizada de várias formas, inclusive pelo próprio setor”, explica.

Aquiles ressalta que o próximo passo é a assinatura do protocolo de intenções. “Receberemos protocolo de intenções no prazo de até 7 dias após a reunião, para que todos os municípios possam firmar o compromisso e possam colocar em prática as ações e fazer com que isso efetivamente deixe de ser só um projeto no papel e seja um sonho realizado, fazendo que as nossas cidades se tornem mais fortes, mais competitivas e com melhores oportunidades por todos que vivem aqui”, finaliza.

 

Pontapé inicial no mês de maio

A agenda em Brasília é resultante dos desdobramentos realizados na visita do Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, o Secretário Nacional de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Olivaldi Alves Borges e o Diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho, ocorrida no mês de maio na sede da AMFRI.


Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

Fotos: Vosmar Rosa

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial