De 14 a 16 de fevereiro foi dado mais um passo para a estruturação da Parceria Público Privada (PPP) de Educação Infantil, nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Luiz Alves. As equipes técnicas da AMFRI, CIM-AMFRI e CoGemfri, juntamente com a Caixa Econômica Federal e as consultorias contratadas pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP Caixa), com o apoio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizaram atividades técnicas com equipes de Educação e Comunicação dos municípios para debater, aprimorar e elaborar o projeto de comunicação da inovadora proposta de PPP.
A PPP da Educação engloba desde a construção de novas escolas, reformas e ampliações nas unidades existentes e a gestão dos serviços administrativos e de manutenção das unidades de ensino. Isso significa que a gestão da escola será compartilhada, de forma que a administração da estrutura, manutenção e segurança ficará a cargo do Concessionário, e a administração pedagógica permanece com o Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Reuniões Técnicas
Pela manhã do dia 14 de fevereiro, a visita técnica aconteceu no município de Balneário Camboriú e no período da tarde, Camboriú recebeu a comitiva de consultores. No dia 16 foi finalizado as visitas in loco Luiz Alves. O objetivo foi debater os contextos de cada um dos municípios e estruturar o plano de comunicação, de forma a fazer chegar as informações da PPP da Educação Infantil a todos os cidadãos, equipes técnicas internas da Administração Pública, unidades escolares e órgãos de controle.
Na tarde de quinta-feira, dia 15 de fevereiro, realizou-se o 1º Workshop da PPP de Educação Infantil, com término na manhã do dia 16 de fevereiro, no auditório do Centro de Vivência, na Univali.
O Workshop foi apresentado em módulos e foram trabalhados pelos profissionais que representam as consultorias contratadas pela Caixa Econômica Federal e são os responsáveis por auxiliar na estruturação do Projeto que será licitado para a concessão dos serviços não pedagógicos da Educação Infantil nas unidades escolares selecionadas pelos Municípios integrantes da inédita PPP da Educação.
A Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, ressaltou a importância das visitas de forma presencial e do Workshop.
“A ideia foi construir uma relação mais próxima do setor de comunicação de cada município participante do projeto, além de ouvir as principais demandas, relacionamento com veículos de comunicação, com a comunidade e coletar todas as contribuições. O Wokrshop serviu para que pudéssemos construir o Plano de Comunicação juntos, além de repassar informações em relação aos conceitos gerais e processo de estruturação de concessões, por exemplo, para que eles se aproximem ainda mais da realidade do projeto”, explica.
O evento encerrou-se com a descrição dos próximos passos, além do debate e avanços no levantamento de dados necessários ao diagnóstico jurídico da primeira etapa da coleta de dados pela consultoria e equipe técnica do CIM-AMFRI.