Na tarde desta quinta-feira (02/03), o Colegiado de Secretários de Educação da Amfri – CSME, se reuniu para debater, deliberar e encaminhar ações para que o CoGemfri (Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), por meio de seus grupos de trabalho, desenvolvam ações a fim de qualificar práticas que aprimorem as políticas educacionais que são desenvolvidas nas Redes Municipais de Ensino dos Municípios que integram a Amfri.
O planejamento estratégico foi elaborado em 2021 com o apoio do Programa Melhoria da Educação de iniciativa da Fundação Itaú e está em pleno desenvolvimento desde então.
Dentre os principais temas em debate, destacaram-se o Monitoramento Planos Municipais de Educação, as atividades dos GTs de Gestão Democrática e de Transporte Escolar e de outros seis Grupos de Trabalho que foram autorizados pelos Secretários e que são desenvolvidos pelos técnicos de cada uma das áreas de atuação da Secretaria de Educação.
Outra ação que foi destaque foi o evento planejado que abrirá as ações do GT de Busca Ativa em 2023 – em parceria com os Colegiados de Comunicação, Assistência Social e Saúde, pretende-se que haja uma mobilização regional para que se identifiquem todas as pessoas em idade escolar que estiverem fora da escola e se tomem todas as medidas para que o direito constitucional de acesso à escola pública e gratuita, se efetive junto a todos os cidadãos das nossas cidades.
Também em parceira com o Colegiado de Assistência Social, deliberou-se que as ações para a efetiva implementação dos processos de Escuta Especializada se ampliem e se fortaleçam em todos os municípios que integram a Amfri / CoGemfri. Muitos dos nossos municípios estão em processo adiantado de implementação da Escuta Especializada. Esta é uma norma legal que visa garantir ações para dirimir violências contra crianças e adolescentes.
_