Em assembleia realizada na sede da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) na manhã desta segunda, dia 10, uma reunião com os prefeitos dos municípios da região da Foz do Itajaí. Foram discutidas melhorias a serem realizadas no sistema de segurança das creches e escolas municipais.
Dentre as medidas a serem tomadas, foram citados a contratação de uma equipe multidisciplinar por meio do CIM-AMFRI, que contará com psicólogos e psicopedagogos e demais profissionais para acompanhamento de pais e crianças; treinamento de um grupo de gestão de risco com profissionais da educação e segurança pública, implantação de recursos como “botão de pânico” para situações emergenciais, e sistema de cerca eletrônica com infravermelho, sensor de presença em todos os muros e cercamento eletrônico com reconhecimento facial em todas as unidades escolares municipais..
O Prefeito de Bombinhas e Presidente da AMFRI, Paulo Henrique Dalago Muller, reforçou que as instituições terão reconhecimento facial interligado com o sistema de segurança pública. Além disso, no ato da matrícula todas as crianças, e também os responsáveis pela locomoção das mesmas, terão reconhecimento facial cadastrado para ter acesso às áreas escolares.
Outro recurso que será implantado serão as câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), responsável por converter documentos em dados que possam ser pesquisados e analisados. Como por exemplo, a placa de um carro, que identificará se o veículo é de um visitante, funcionário ou de alguém não identificado. Outra medida que será adotada é a implantação de um sistema de segurança e acompanhamento dos ônibus escolares que também contará com OCR’s.
A AMFRI também salienta que já está em processo de agendamento de uma nova reunião emergencial, com os colegiados de educação e segurança pública da região, para dar continuidade à estas questões.