Aconteceu entre os dias 10 e 12 de Maio o XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, no município de Lages e contou com a presença de gestores e técnicos culturais dos municípios associados e representantes da AMFRI e do CIM-AMFRI.
O evento premia diversas categorias no âmbito cultural e oportuniza o debate das políticas públicas cultural além do diálogo entre o Ministério da Cultura, Governo Estadual e Municipal, para fortalecer ações, estreitar laços e firmar parcerias.
A AMFRI, por meio do Colegiado de Cultura, foi a vencedora na categoria “Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura”. Reconhecimento esse por conta do projeto “1º Ciclo de Formação para a Culinária Popular: redescobrindo possibilidades”, que aconteceu durante os meses de outubro e novembro nos onze municípios da AMFRI.
O projeto foi patrocinado pelo Edital Elisabete Anderle e contou com o apoio do CITMAR, do SEBRAE e dos conventions bureaus da região, com o intuito de construir, compartilhar e aprimorar os conhecimentos e modos de fazer da culinária popular, apoiando e colaborando com o processo de capacitação e geração de renda para os detentores dessas tradições, memórias, saberes e fazeres, além de registrar, valorizar, salvaguardar esses saberes e modos de fazer, redescobrindo as diversas possibilidades que a culinária popular pode abranger.