Principais atribuições:
Entre suas principais funções, está o assessoramento aos municípios na efetivação e implementação de políticas públicas na assistência social, habitação, agricultura e pesca, bem como a coordenação dos colegiados e grupos de trabalho constituídos de acordo com a demanda regional.
A assistente social realiza visitas técnicas nas secretarias e nos equipamentos sociais de cada área com o objetivo de propor melhorias. Promove através de reuniões e das capacitações solicitadas, à articulação entre os municípios, colegiados e técnicos da região da AMFRI, além de gerar a troca de experiências, qualificação e atualização dos profissionais que atuam na administração pública.
A elaboração dos planos municipais, instrumentais técnicos, programas e projetos nas áreas de assistência social, habitação, agricultura e pesca são ações continuadas. Representa os municípios nas diversas instâncias de pactuação e deliberação de recursos. Organiza e participa também das reuniões com os Secretários de Estado/Nacional, técnicos e Ministros, visando à captação de recursos, impulsionando o desenvolvimento regional.
Organiza as reuniões do colegiado da assistência social, habitação, agricultura e pesca e dos grupos de trabalhos. Providencia e elabora diagnósticos municipais, planos de trabalho, encaminha e acompanha as solicitações dos municípios, bem como, os assessora através de repasse de informes técnicos, instruções normativas, portarias e leis.
Ainda têm como tarefa diária a orientação aos secretários para se adequarem aos serviços, secretarias, equipamentos, pois, os desafios são muitos e a implantação e principalmente a implementação de política pública com muitos limites orçamentários e de legislação é um processo permanente.