Teve início nesta segunda, 7, em Itajaí, o curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação. A iniciativa vai capacitar os 23 embaixadores, que foram indicados pelos 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), para atuar diretamente no desenvolvimento da inovação na região.
A iniciativa resulta da parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade La Salle, de Barcelona (Espanha), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI) e o Centro Regional de Inovação – Elume Park.
Esta etapa da atividade será ministrada na Univali, campus Itajaí. A coordenadora do curso, professora Dinorá Eliete Floriani, explica que o projeto de especialização foi uma demanda solicitada pelo Colegiado dos Secretários de Desenvolvimento Econômico da região da AMFRI, que construiu a proposta em conjunto com o Elume Park Tecnológico e a universidade catarinense.
“Durante a formação, serão abordados temas como o funcionamento de um ecossistema de inovação, conexão do ecossistema aos municípios, desenvolvimento de cultura favorável à inovação e o uso das redes de inovação para impulsionar os resultados conectando o ecossistema”, explica a docente da Univali.
O Presidente do Colegiado e representante do município de Navegantes, Rodrigo Silveira, afirma que o projeto é uma proposta inédita de gestão regionalizada do ecossistema da inovação.
“Esta sinergia dos municípios da Foz do Rio Itajaí propiciará que a tríplice hélice atue em parceria, estruturando ações estratégicas em prol do desenvolvimento desta nova economia, ajudando a criar empresas e empregos com alto valor agregado”, destacou.
A iniciativa de cooperação mútua terá dois módulos realizados na Univali e um na universidade espanhola. O curso acontecerá durante os meses de agosto e setembro deste ano, sendo que ao fim da capacitação, os participantes vão apresentar um projeto de desenvolvimento da inovação regional por meio de ações conjuntas entre os municípios.
O Diretor Executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Jander, ressalta a importância do evento e da formação dos embaixadores para o desenvolvimento da área da inovação.
” É um evento que capacitará os embaixadores da inovação em nossa região e trará com isso ganhos significativos de inovação para os municípios da AMFRI através de pessoas qualificadas, aptas e preparadas para esse setor que evolui de forma tão vertiginosa. Ações desse tipo fomentam nossos municípios e impulsionam a qualidade da administração pública. Com certeza bons frutos serão colhidos e todos têm a ganhar com isso, tanto os embaixadores, quanto o Elume, nossos municípios e a principalmente nossa região”, destacou.
Texto: Carina Carboni
Colaboração e Imagem: Luiz Júnior