Na manhã de hoje (13) o Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil (CODEC) da AMFRI em parceria com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil e a Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí, promoveram a primeira etapa do treinamento informativo de atendimento de ocorrência envolvendo produtos perigosos. O evento está acontecendo no auditório da Prefeitura de Itajaí e tem sua segunda e última etapa no período da manhã desta terça-feira (14).
Segundo o coordenador regional, Eliezer Cardozo o objetivo deste treinamento é capacitar os participantes para que tenham um entendimento básico dessas ocorrências, porque cabe aos envolvidos, como a defesa civil articularem este tipo de evento. “É importante cada vez mais que estes profissionais se atualizem e passem a ter mais conhecimento sobre produtos perigosos para que saibam lidar com este tipo de ocorrência da melhor maneira possível”.
A coordenadora da Defesa Civil de Ilhota e segunda secretária do CODEC, Tatiana Reichert explica que os cidadãos esperam da defesa civil uma resposta, e essa questão é pouco discutida entre os membros e coordenadores, sendo assim é de extrema importância capacitações como esta e a próxima que acontecerá na AMFRI, nos dias 03 e 04/09. “É espetacular ter a oportunidade de aprender mais, e assim ter capacidade de no momento que for necessário ajudar naquilo que possível”, enfatiza.
Hoje o tenente Marcelo Della da Silva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conduziu a palestra focando no que são os produtos perigosos, como identificá-los e o Manual Abiquim. Ao final os participantes debaterem sobre os temas abordados. Já amanhã temas, como os níveis de equipamentos de proteção individual e o sistema de comando em operações serão discutidos.