You are currently viewing Portais Municipais, REGIN e Transparência Pública são temas de oficinas na AMFRI

Portais Municipais, REGIN e Transparência Pública são temas de oficinas na AMFRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante a última quarta-feira (30/04), a AMFRI em parceria com a FECAM – Federação Catarinense dos Municípios, e com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) realizaram três oficinas na sede da associação. Servidores das prefeituras e câmaras de vereadores da região da AMFRI participaram das oficinas envolvendo as temáticas, Portais Municipais, Sistema Integrador REGIN, Lei de Acesso a Informação e Transparência Pública.

Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos, técnico de Informática da FECAM conduziu a oficina sobre os Portais Municipais. Segundo ele, o objetivo foi apresentar o novo Portal Municipal que a FECAM está oferecendo aos municípios e ainda capacitar os agentes públicos a utilizar o novo gerenciador de portais. Assessores de imprensa e técnicos de informática dos municípios de Bombinhas, Ilhota e Itajaí ainda aproveitaram o encontro para esclarecer suas dúvidas sobre o novo site.

Outra oficina abordou os procedimentos para agilidade na viabilidade e concessão de alvarás a empresas, e foi conduzida pelo analista de sistemas do CIGA, Marcello André Previdi. O objetivo desta oficina realizada no período da manhã foi de apresentar a “Nova Sistemática de Abertura/Alteração de Empresas” no Sistema Integrador REGIN® atualizado. O momento também serviu para capacitar os funcionários públicos que atuam diretamente e indiretamente nos deferimentos na nova versão do REGIN® Municipal e apresentar o Programa de Gestão Tributária.

Já no período na tarde, vereadores, assessores e colaboradores técnicos das Câmaras de Vereadores dos municípios da AMFRI participaram sobre uma oficina que tratou da Lei de Acesso a Informação e a Transparência Pública. Debater a implementação das políticas de publicidade, legislações e transparência pública relacionadas à Lei de Acesso e Informação, e ainda discutir a organização do processo interno de arquivamento de documentação da Câmara Municipal, bem como alternativas eletrônicas de apoio ao registro físico foram os objetivos desta oficina.